Governo organiza encontro com presidentes sul-americanos em Brasília

Convite de Lula visa reunir líderes para debater integração entre países e reativação da Unasul

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de posse do novo Diretor-Geral Brasileiro da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu - PR. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Depois de anos trágicos nas relações internacionais, o governo Lula tem reposicionado o Brasil no cenário global e como líder entre os países sul-americanos.

Nesse sentido, o presidente Lula pretende organizar uma cúpula com todos os presidentes da América do Sul, em Brasília, ainda no primeiro semestre de 2023, conforme traz a CNN e O Globo.

De acordo com informações que o jornal carioca teve acesso, o convite feito pela diplomacia brasileira trabalha com a data de 30 de maio e a centralidade do conteúdo versa sobre a “necessidade de revitalizar a integração na América do Sul”.

Dessa maneira, a iniciativa tem como objetivo reforçar a integração entre os países em diversos segmentos e reafirmar a reativação da Unasul, União de Nações Sul-Americanas.

No início de abril, o presidente Lula assinou o decreto nº 11.475 de reintegração do Brasil à Unasul após 4 anos fora do grupo, que foi criado durante o seu segundo mandato como presidente.

A estratégia do Itamaraty é retomar o diálogo abandonado por Bolsonaro em seu governo, que procurou se alinhar aos Estados Unidos em detrimento das relações com os países vizinhos.

Além desse encontro com os presidentes, o Ministério das Relações Exteriores irá organizar no mês de agosto a Cúpula da Amazônia, evento que reunirá chefes de Estado dos oito países que integram a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e delegações de outros continentes. Existe também a possibilidade de que o presidente da França, Emmanuel Macron, participe do evento em nome da Guiana Francesa – território francês na América do Sul.

O evento internacional será realizado em Belém, no Pará, e serve como impulso para a candidatura da cidade para sediar a COP 30 em 2025.

A reunião dos países que partilham a floresta amazônica já tem sido debatida e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), comandado por Luciana Santos (PCdoB), foi a primeira pasta a receber a equipe de organizadores para debater a inserção de agendas envolvendo ciência, tecnologia e inovação.

Conforme indica a CNN, ao organizar a cúpula de presidentes, reativar a Unasul e debater com o bloco socioambiental de países amazônicos, Lula deve reunir pautas para levar para a Assembleia Geral da ONU, usualmente realizada no mês de setembro e que tem o primeiro discurso, historicamente, feito pelo presidente do Brasil, logo após o do Secretário-geral da ONU.

Autor