Brasileiros creem que governo deve combater crise climática

Dados apurados pela pesquisa “Earth Day 2023” mostram que 70% da população concorda que governo deve agir agora contra as mudanças climáticas, ou está falhando com os cidadãos

Queimada na Reserva Extrativista Jaci-Paraná, em Porto Velho, Rondônia | Foto: Christian Braga/Greenpeace

A pesquisa “Earth Day 2023”, realizada pelo Instituto Ipsos em 29 países, revelou que sete em cada dez brasileiros (70%) concordam que o governo precisa agir agora no combate às mudanças climáticas, ou falhará com a população. O número é superior à média global, que é de 61%.

O Brasil ocupa o quinto lugar no ranking global, com a Colômbia liderando com 76%, seguida pela África do Sul (75%), Tailândia (72%) e Peru (71%). Japão (36%), Coreia do Sul (47%) e Suíça (49%) estão no final da lista.

Responsabilidade

A pesquisa também revela que 73% dos brasileiros acreditam que se os indivíduos não agirem agora para combater as mudanças climáticas, falhando com as futuras gerações. A média global é de 63%. Novamente, o Brasil é o quinto colocado no ranking global, liderado pela Colômbia (78%), seguido pelo México (76%), África do Sul (74%) e Argentina (74%). Os últimos são Japão (30%), Suíça (53%) e Estados Unidos (53%).

Além disso, a pesquisa constatou que 69% dos brasileiros concordam que as ações corporativas são necessárias para combater as mudanças climáticas, ultrapassando a média global de 59%. O Brasil ocupa o quarto lugar nesse ranking, atrás apenas da Colômbia (72%), África do Sul (70%) e México (69%).

O CEO da Ipsos no Brasil, Marcos Calliari, destaca que “a pesquisa reforça a importância da crise climática para a população brasileira e mundial”, e alerta para a necessidade de medidas urgentes para combater o problema global.

A pesquisa “Earth Day 2023” foi realizada entre janeiro e março deste ano, com 21.231, sendo aproximadamente 1000 no Brasil. A margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais.

Confira a íntegra da pesquisa aqui.

Autor