Lula e parlamentares destacam trajetória de David Miranda

Casado como o jornalista Glenn Greenwald, o ex-vereador e ex-deputado federal morreu na madrugada desta terça-feira (9), no Rio de Janeiro

David Miranda, Glenn Greenwald e os filhos (Foto: Reprodução)

Morreu na madrugada desta terça-feira (9), no Rio de Janeiro, o ex-vereador e ex-deputado federal David Miranda, aos 37 anos. Ele estava internado há nove meses em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por causa de uma infecção generalizada no sistema gastrointestinal.

Miranda, que era casado como o jornalista Glenn Greenwald, deixa dois filhos, João Victor e Jonatas.

O ex-deputado era um militante dedicado na luta pela democracia, à causa LGBTQIA+ e pelos direitos das minorias.

“Meus sentimentos ao Glenn Greenwald e familiares pela perda de David Miranda. Um jovem de trajetória extraordinária que partiu cedo demais”, lamentou no Twitter o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia mais: David Miranda, marido de Greenwald, reage às ameaças bolsonaristas 

A líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Jandira Feghali (RJ), destacou a trajetória política do ex-deputado.

“Nossos sentimentos a Glenn Greenwald e filhos pela perda precoce de seu companheiro, David Miranda, jovem e combativo colega de parlamento, que nos deixou hoje, aos 37 anos. David foi uma referência na luta pela diversidade, contra o preconceito e direitos da juventude, e será sempre um exemplo de coragem. Nossa solidariedade e nosso abraço aos familiares”, lembrou a parlamentar.

Na mesma linha, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) disse que o país perdeu um lutador. “Muito triste a notícia da morte do colega de parlamento David Miranda, ex-deputado federal pelo PSOL, um militante jovem, inteligente, que deixa uma trajetória de luta por liberdade e democracia. Meus sentimentos e toda solidariedade para a família e amigos”, afirmou.

“David Miranda foi um parlamentar combativo, que ajudou a ecoar pelo Brasil a causa LGBT. Fará muita falta. Vá em paz, David. Meus sentimentos ao Glenn, aos filhos e toda a família”, disse o líder do PSOL na Câmara, Guilherme Boulos (SP).

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) também prestou homenagem ao colega: “Imensa tristeza com o falecimento do colega de parlamento e luta, David Miranda. Um militante potente das causas que acreditava e uma voz necessária na política brasileira, negro, LGBT e defensor dos direitos humanos”.

Autor