Pela primeira vez, conselho do ONS será presidido por uma mulher

A engenheira elétrica Solange Ribeiro foi eleita por unanimidade para presidir o Conselho de Administração do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) no período 2023/2024

Foto: reprodução/redes sociais

Pela primeira vez, o Conselho de Administração do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) terá uma mulher na presidência. Solange Ribeiro,  vice-presidente de Regulação, Institucional e Sustentabilidade da Neoenergia, foi eleita para o cargo nesta quarta-feira (10) para comandar o órgão no período 2023/2024.

Ramon Sade Haddad, vice-presidente na State Grid Brazil Holding, será o vice-presidente. Ambos foram eleitos por unanimidade e têm mandatos de um ano, passíveis de recondução.

Criado em 1998, o ONS é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do país, sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Leia também: Conselhão do Lula tem 98 mulheres e diversidade de lideranças

O Conselho de Administração do ONS é composto por 34 conselheiros, titulares e suplentes, indicados pelas categorias produção (dez), transporte (oito) e consumo (dez), além de dois representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), dois indicados pelo presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e dois representantes da sociedade civil, indicados pelo próprio Conselho de Administração do ONS.

Solange Ribeiro, que exercia o cargo de vice-presidente do Conselho de Administração do ONS, é engenheira elétrica, foi vice-presidente do Conselho do Pacto Global das Nações Unidas e presidente da Neoenergia entre 2012 e 2017.

Com Agência Brasil

(PL)

Autor