Pressionado, presidente da La Liga se reúne com embaixador brasileiro

Javier Tebas e Orlando Leite firmaram compromisso mútuo para erradicar o racismo das partidas na Espanha. Leite disse que “não há lugar no mundo contemporâneo para atos racistas”

O presidente da La Liga, Javier Tebas, recebeu, nesta sexta (26), o embaixador do Brasil em Madrid, Orlando Leite, para condenar o racismo e firmar um compromisso mútuo para erradicá-lo das partidas do campeonato espanhol.

O gesto de Tebas foi visto como um recuo, após o dirigente rebater uma série de denúncias de insultos raciais proferidos ao atacante brasileiro do Real Madrid, Vinícius Junior. “Nem a La Liga, nem a Espanha são racistas, é muito injusto dizer isso”, retrucou o dirigente. Desde 2021, no entanto, Vinícius Junior já sofreu pelo menos 10 casos de racismo.

O cartola vem sofrendo pressão para promover medidas de combate aos crimes de racismo e xenofobia, presentes há décadas nos gramados do país ibérico. Recentemente, o banco Santander, maior patrocinador do campeonato, declarou que não irá renovar o contrato com a liga. O torneio levava o nome da empresa, “La Liga Santander”.

“Recebemos o Embaixador Brasileiro Orlando Leite, na sede da LaLiga. Ambas instituições, LaLiga e @EmbBrasilEspana, condenamos veementemente qualquer tipo de comportamento racista. Temos o compromisso mútuo de seguir lutando para acabar com o racismo no esporte”, publicou Tebas.

Já o embaixador Orlando Leite citou o assédio sofrido por Vini no último domingo. “Em reunião comemorada hoje, o embaixador do Brasil, Orlando Leite Ribeiro, e o presidente da La Liga, Javier Tebas Medrano, coincidiram em que não há lugar no mundo contemporâneo para atos racistas como os ocorridos em 21 de maio contra o jogador brasileiro Vinicius Júnior”.]

O encontro foi marcado pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Na quarta (24), a ministra relatou ter acionado o ministério público espanhol através da pasta homônima do país.

“O embaixador Orlando, que ta lá, conseguiu uma reunião com a LaLiga. Mas, independentemente da reunião, nós já acionamos – junto com o ministério da Igualdade e o governo espanhol – o Ministério Público de lá, para que eles respondam. Visto que, o histórico da LaLiga não é um histórico que se combate racismo”, falou a Ministra.

No último domingo, o atacante brasileiro sofreu uma enxurrada de ofensas racistas quando o Real Madrid visitou o Valencia, pela 35ª rodada do campeonato Espanhol. Uma grande parte do estádio Mestalla desferiu gritos de “macaco” para Vini Jr.

Autor