Mais um sítio arqueológico é descoberto em obras do Metrô em SP

Agora são 12 locais só no centro de São Paulo; região é próxima ao Sítio Saracura Vai-Vai, no Bixiga, e reforça evidências da resistência negra

Fragmentos encontrados. Foto: Lasca Arqueologia

O avanço das obras do Metrô em São Paulo tem rendido descobertas de diversos sítios arqueológicos na capital paulista. Nesta quinta-feira (6), foi divulgado que foi encontrado o Sítio Lavapés, localizado no bairro da Liberdade, na Rua Senador Felício dos Santos, entre as ruas Tamandaré e Pires da Mota.

Em uma área de 587 metros quadrados e 2 metros de profundidade foram encontrados fragmentos de louça, vidro, material construtivo, arqueofaunístico, polímeros e metais dos séculos 19 e 20.

A empresa de arqueologia responsável pelos achados arqueológicos para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) chama-se A Lasca. Desde 2021, já foram registrados 11 sítios, com sete sítios arqueológicos históricos já resgatados.

Na região foi encontrado o ao Sítio Saracura Vai-Vai (Saracura-14 Bis), no Bixiga. A descoberta também foi feita com o avanço das obras da Linha 6-Laranja – que ligará a zona norte (Brasilândia) da capital ao centro (Liberdade/Bela Vista) – e revelou vestígios de um antigo quilombo. O avanço das descobertas tem ajudado a recuperar a memória paulistana e a redefinir a história de uma localidade hoje conhecida pela presença oriental e italiana.

Fragmentos encontrados pela equipe da A Lasca Arqueologia. Foto: A Lasca Arqueologia

Como coloca Luciana Araújo da Mobilização Estação Saracura/Vai-Vai, movimento em defesa do legado do Quilombo do Saracura e pela preservação do sítio arqueológico na Linha 6 do Metrô, no Bixiga, a descoberta do Sítio Lavapés reforça o legado do quilombo que deu origem ao Bixiga e da resistência negra na região.

“As vinculações territoriais são tão evidentes que o próprio relatório da empresa de arqueologia atesta que é possível haver relação entre o Sítio Lavapés, o dos Aflitos e o Saracura/Vai-Vai, rebatizado há poucos dias pelo Iphan. No Bixiga, aguardamos o relatório da perícia realizada pelo MPF [Ministério Público Federal], que deve ser concluído hoje e a expectativa é de que haja, a partir de agora, o cumprimento da legislação que não foi cumprida quando a obra foi licenciada dispensando a pesquisa arqueológica exigida em obras desse porte”, disse.

No Sítio Saracura/Vai-Vai já foram retiradas 2.231 peças arqueológicas de um total que pode ultrapassar 5 mil, segundo estimativas.

*Informações Agência Brasil. Edição Vermelho, Murilo da Silva.

Autor