Governo abre crédito de R$ 200 milhões para combate à gripe aviária

Medida provisória foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (5); ao todo, já foram confirmados 24 focos da gripe em aves silvestres em 4 estados

Agentes analisam aves na Reserva do Taim (RS). Foto: Esec-Taim/Divulgação

O governo federal abriu crédito extraordinário de R$ 200 milhões no Orçamento, destinados ao combate à gripe aviária. A medida provisória foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (5). Os recursos serão usados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), no Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária. 

Os recursos respondem a uma necessidade imediata devido ao atual estágio da doença e seu alcance no território nacional. A medida provisória será analisada por uma comissão mista e, em seguida, pelos plenários da Câmara e do Senado.

Em nota, o Mapa explicou que “com o estado de emergência zoossanitária em vigor no país e a confirmação de casos de influenza aviária em aves silvestres em quatro estados, as ações de controle e contenção da doença serão intensificadas”. Entre as ações previstas para serem aplicadas estão a rápida identificação, testagem e cuidados sanitários dos casos suspeitos.  

Ainda de acordo com o comunicado da pasta, “o Brasil continua livre de influenza aviária na criação comercial e mantém seu status de livre de influenza aviária perante a Organização Mundial de Saúde Animal, exportando seus produtos para consumo de forma segura”. 

Nesta segunda-feira, também foi confirmado o primeiro foco de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) no estado de São Paulo, município de Ubatuba. Além disso, foi detectado mais um foco no Rio de Janeiro, em Niterói. Ao todo, 24 focos em aves silvestres já foram confirmados nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. 

Não há focos em aves de granja, voltadas para a alimentação. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, não há registro de contaminação da doença  a partir do consumo de frango ou ovos devidamente preparados. 

Com agências

(PL)

Autor