Europa em crise: PIB volta a cair e Zona do Euro entra em recessão

PIB da região – que soma 20 países e tem o euro como moeda oficial – recuou por dois trimestres seguidos

A economia da Europa está em crise. O PIB (Produto Interno Bruto (PIB) da Zona do Euro – região da União Europeia que soma 20 países e tem o euro como moeda oficial – entrou em recessão técnica ao recuar por dois trimestres seguidos. Entre os países que desaceleraram no primeiro trimestre deste ano estão Alemanha, Irlanda, Grécia, Lituânia, Malta e Países Baixos.

A precisão de analistas ouvidos pela FactSet era de uma alta de 0,1% nos primeiros três meses de 2023. Mas, segundo a Eurostat, a agência de estatísticas da União Europeia, a queda foi de 0,1%, na comparação com os últimos três meses de 2022.

O mesmo índice (-0,1%) já havia sido registrado no quatro trimestre do ano passado em relação ao trimestre anterior. Os dois índices negativos já foram revisados.

“Em termos anuais, houve desaceleração também”, lembrou o Valor. “Apesar do avanço de 1,0% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2022, o percentual é menor do que o aumento anual de 1,8% registrado no quarto trimestre de 2022.”

Além da desaceleração econômica, a Europa está às voltas com a inflação em alta, em especial a da energia. É um impacto direto da guerra da Ucrânia e das sanções dos países da Otan à Rússia.

Autor