Fóssil do dinossauro Ubirajara jubatus é repatriado pelo Brasil

Cerimônia no Ministério da Ciência marca a devolução do fóssil que estava na Alemanha após ser retirado ilegalmente do Brasil nos anos 90. O fóssil ficará no Cariri cearense

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Contrabandeado do Brasil nos anos 90, o fóssil Ubirajara jubatus retornou ao Brasil no último dia 4 de junho e teve sua apresentação feita em cerimônia realizada na segunda-feira (13), no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em Brasília.

O fóssil esteve na Alemanha durante as últimas três décadas, no Museu Estadual de História Natural Karlsruche, após ser contrabandeado da Bacia do Araripe, no Brasil.

Em 2020, diversos cientistas brasileiros iniciaram uma campanha para repatriar o fóssil depois da publicação de um artigo sobre o fóssil do Ubirajara Jubatus, que indicava a localização dele, por pesquisadores estrangeiros.

Leia também: Fóssil de dinossauro carnívoro mais antigo é encontrado no Brasil

A cerimônia de apresentação do fóssil contou com a presença da ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, do governador do Ceará, Elmano de Freitas, do reitor da Universidade Regional do Cariri, Francisco do O’ de Lima Junior, o curador do Museu de Karlsruhe, Julien Kimmingd, além de representantes do governo alemão.

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A ministra destacou os esforços dos pesquisadores nacionais e a cooperação da Alemanha: “A repatriação foi um esforço dos pesquisadores e pesquisadoras do nosso país. É um patrimônio brasileiro que está de volta após uma cooperação bem-sucedida com a Alemanha […]”Espero que esse reconhecimento por parte da Alemanha seja inspiração para outros países que detêm, em circunstâncias não elucidadas, outros espécimes da biodiversidade paleontológica brasileira”.

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A cerimônia foi transmitida pelo canal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no Youtube.

Ubirajara jubatus 

O fóssil de Ubirajara jubatus foi localizado na Bacia do Araripe, na divisa entre Ceará, Piauí e Pernambuco. O dinossauro é um réptil que viveu há 110 milhões de anos.

Este foi o primeiro fóssil da espécie ancestral das aves encontrado na América Latina. O nome em tupi significa “senhor da lança de juba”, pois tinha sobre os ombros espinhos e uma penugem ao longo do dorso até a cauda similar a uma juba.

Representação artística do Ubirajara jubatus. Imagem: Bob Nicholls / Paleocreations.com 2020

O fóssil está em duas placas (positiva e negativa) medindo uma placa 47 centímetros (cm) por 46 cm x 4 cm, pesando cerca de 11,5 kg. A segunda placa mede 47 cm x 46 cm x 3 cm, com peso aproximado de 8,0 kg.

Agora de Brasília o fóssil vai para acervo do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, que pertence Universidade Regional do Cariri, na cidade de Santana do Cariri, no Ceará.

*Informações Agência Brasil e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação