Lula anuncia Belém como sede da COP30 em 2025; veja vídeo

A 30ª edição da Conferência do Clima das Nações Unidas será realizada em novembro de 2025 e marca a primeira COP organizada na região amazônica

O presidente Lula e o governador do Pará, Helder Barbalho | Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Lula (PT) participou neste sábado (17) do anúncio oficial da realização da Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 30) em Belém, capital do Pará, em 2025. Considerada a mais importante cúpula mundial relacionada ao clima, o evento promete reunir cerca de 50 mil visitantes, incluindo chefes de Estado e representantes diplomáticos.

Durante seu discurso no evento, Lula destacou a relevância da Amazônia e enfatizou a oportunidade de apresentar a realidade da região e de seu povo aos visitantes internacionais. “Não existe nada do Brasil mais falado no mundo do que a Amazônia”, afirmou o presidente, ressaltando a necessidade de cuidar tanto do ecossistema, biodiversidade e floresta quanto das 28 milhões de pessoas que vivem na região.

A cerimônia também marcou a assinatura do contrato de cessão do Aeroporto Brigadeiro Protásio Oliveira para a implantação da sede da COP 30. As negociações para essa cessão estavam em andamento há três anos, mas foram concluídas durante a gestão Lula. O local, que abriga o Parque da Cidade e um centro de convenções, será um dos principais polos do evento. O contrato de cessão é válido por 20 anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.

O governador do Pará, Helder Barbalho, e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, estiveram presentes na cerimônia e destacaram a importância da COP 30 para promover a mudança do uso do solo, valorizar a floresta e gerar empregos verdes. O governador afirmou que a conferência é uma oportunidade extraordinária para desenvolver um modelo econômico que mantenha a floresta em pé e proporcione emprego, renda e sustento para as pessoas.

A candidatura do Brasil para sediar a COP 30 foi proposta durante a COP 27, realizada em Sharm El-Sheik, no Egito, em novembro de 2022. No mês passado, a candidatura recebeu apoio do Grupo dos Estados da América Latina e do Caribe (Grulac) e de outros países sul-americanos, requisito estabelecido pela ONU. A confirmação oficial da escolha será feita no fim do ano, durante a COP 28 em Dubai. Apesar disso, os preparativos para o evento já estão em andamento.

Além da conferência em si, estão previstos projetos ambientais para melhorar a infraestrutura de transporte, limpeza urbana e saneamento básico na capital paraense, preparando-a para receber os milhares de participantes da COP 30 em 2025.

Veja abaixo o anúncio de medidas para preparar Belém como sede da COP-30.

__

com informações da Agência Brasil
Edição: Bárbara Luz

Autor