Lula vai a Belém para anúncio oficial da Cop30 neste sábado

Cúpula do clima da ONU será realizada pela primeira vez na Amazônia em novembro de 2025

O presidente Lula durante participação na COP27, no Egito (Foto: Mídia Ninja)

O presidente Lula (PT) desembarca nesta sexta-feira (17) em Belém, no Pára, para dar início aos preparativos da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Cop30). Pela primeira vez no Brasil, a cúpula do clima da ONU acontecerá na região amazônica em novembro de 2025, justamente na capital paraense. A escolha da sede brasileira foi anunciada no final de maio, despertando grande expectativa em relação ao evento.

Durante sua visita, além de participar da cerimônia oficial de anúncio da realização da COP30 em Belém, o presidente Lula também assinará a ordem de serviço para o início das obras de um residencial do programa Minha Casa, Minha Vida. As atividades terão início às 11h30, na praça Pedro Teixeira, no centro da cidade.

Leia também:  Ministra diz que Brasil vai liderar iniciativas ambientais

A escolha de Belém como sede da Cop30 e a realização da reunião dos países amazônicos representam uma oportunidade única para discutir e implementar medidas efetivas para a preservação da região amazônica e o combate às mudanças climáticas.

A Amazônia é um dos ecossistemas mais importantes do mundo, desempenhando um papel crucial na regulação do clima global e abrigando uma rica biodiversidade. A participação dos líderes mundiais e da sociedade civil nesses eventos é fundamental para impulsionar ações concretas e fortalecer o compromisso global com a proteção do meio ambiente e a sustentabilidade do planeta.

Reunião dos Países Amazônicos

Além da Cop30, Belém também se prepara para sediar a reunião dos oito países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) no dia 8 de agosto. Os presidentes do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela participarão do encontro. Durante essa reunião, será aprovado um documento que será apresentado na próxima Assembleia das Nações Unidas, em setembro, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

Leia também:  Lula assina seis decretos para preservação na área ambiental

Nos dias 5 a 7 de agosto, antecedendo a Cúpula dos Países Amazônicos, está prevista uma série de seminários, debates, exposições e manifestações culturais, com a participação da sociedade civil, para a formulação de novas estratégias para a região. Essas iniciativas, chamadas de Diálogos Amazônicos, estão sendo coordenadas pela Secretaria-Geral da Presidência da República.

De acordo com a pasta, haverá cinco sessões plenárias que gerarão relatórios a serem apresentados por cinco representantes da sociedade civil aos líderes dos países amazônicos durante a cúpula. O evento principal será realizado no Hangar Centro de Convenções.

__

com informações da Agência Brasil

Autor