Aprovação do trabalho de Lula vai a 56%, diz pesquisa Quaest

Pesquisa QUAEST aponta que 56% da população aprova o trabalho do presidente Lula em junho. Em abril, o índice estava em 51%.

Foto: Reprodução

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é aprovado por 56% da população, segundo pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta (21). A reprovação do governo é de 40%, enquanto 4% não souberam ou não responderam.

Na pesquisa realizada em abril, 51% dos entrevistados responderam que aprovavam a gestão, um aumento, portanto, de cinco pontos percentuais na comparação com este mês. Já os que reprovavam eram 42% em abril, uma queda de dois pontos percentuais entre aqueles que não avaliam bem o trabalho da presidência no período.

Foram ouvidas 2.029 pessoas, pessoalmente, entre os dias 15 e 18 de abril. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O aumento de 51% para 56% entre abril e junho, em relação a aprovação se dá sobretudo na percepção positiva sobre a economia, segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“Embora essa melhora tenha acontecido em todos os estratos sociais, chama atenção a melhora entre eleitores de Bolsonaro. Nesse segmento, a aprovação passou de 14% para 22%. O indicador de avaliação ajuda a entender a dinâmica desse aumento de aprovação. Embora a avaliação positiva tenha se mantido estável, a avaliação regular cresceu, passou de 29% para 32%. Ou seja, a melhora na aprovação veio de um público que considera o governo como regular”, publicou Nunes.

“Em termos comparativos, Lula 3 é melhor avaliado que Bolsonaro, FHC2 e Dilma 2, mas pior que Dilma 1, Lula 2, Lula 1 e FHC1. São novos tempos para a relação dos governos com o eleitorado. Rejeição de 30% parecer ser o novo normal.”

Autor