Papa Francisco recebe Lula e compara a paz mundial a flor frágil

Reunião privada entre Francisco e Lula durou 45 minutos e teve a paz como tema central. Lula convidou o papa para o Círio de Nazaré, uma das festas mais tradicionais da Igreja Católica no Brasil, realizada anualmente em outubro

O esperado encontro entre o papa Francisco e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva – dois dos mais reconhecidos líderes progressistas da atualidade – aconteceu na manhã desta quarta-feira (21). Lula e sua esposa, a primeira-dama Janja, foram recebidos pelo pontífice no ambiente anexo à Sala Paulo 6º, na Santa Sé.

“Agradeço o Papa Francisco pela audiência no Vaticano e a boa conversa sobre a paz no mundo”, afirmou o presidente em suas redes sociais. No encontro, o papa recebeu dois presentes da comitiva brasileira – uma escultura de Nossa Senhora de Nazaré (padroeira da Amazônia) e uma gravura da Sagrada Família.

Lula, por sua vez, foi presentando com um baixo-relevo em bronze que representa uma flor. A peça tinha a inscrição “La pace é un fiore fragile” (“A paz é uma flor frágil”), lema da Jornada Mundial da Paz 2023. Um vídeo divulgado nas redes de Lula mostra o papa explicando a Lula a comparação. O brasileiro ganhou igualmente um livro com a íntegra da pregação que Francisco fez para uma Praça São Pedro sem público, em março de 2020, no início da pandemia de Covid-19.

De acordo com o comunicado da sala de imprensa da Santa Sé, a reunião privada entre Francisco e Lula durou 45 minutos e teve a paz como tema central. Eles também destacaram a “boa colaboração entre a Igreja e o Estado na promoção dos valores morais e do bem comum”.

O comunicado, citado pela Agência Vatican News, acrescenta que houve “uma troca positiva de pontos de vista sobre a situação sociopolítica” na América Latina. Os dois líderes conversaram ainda, reservadamente, sobre “temas de interesse comum, como a promoção da paz e da reconciliação, a luta contra a pobreza e as desigualdades, o respeito às populações indígenas e a proteção do meio ambiente”.

Lula convidou o papa para o Círio de Nazaré, uma das festas mais tradicionais da Igreja Católica no Brasil, realizada anualmente em outubro, em Belém (PA). Há dez anos, pouco depois de assumir o pontificado, Francisco realizou sua primeira e única visita ao Brasil. Na ocasião, em 2013, a Igreja promovia a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.

(Fotos: Ricardo Stuckert/PR)

Autor