Lula e Papa conversam sobre guerra, combate à pobreza e Amazônia

Presidente chegou a convidar o pontífice a fazer uma nova visita ao Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, na manhã desta quarta-feira (31), com o papa Francisco. O teor do diálogo foi divulgado pela assessoria da Presidência da República e pelo próprio Lula, em suas redes sociais.

“Conversei agora há pouco por telefone com o Papa Francisco”, tuitou o presidente brasileiro. “Cumprimentei o Papa pelos esforços na defesa na paz na Ucrânia e no combate à pobreza. Agradeci os gestos na defesa da democracia em nosso país nos últimos anos”, acrescentou Lula.

Na conversa, ele chegou a convidar o pontífice a fazer uma nova visita ao Brasil – Francisco veio ao País em 2013, poucos meses depois de assumir a chefia da Igreja Católica. O papa respondeu que vai estudar a possibilidade.

Segundo o Planalto, Lula também saudou Francisco pela “atuação da Igreja Católica no Brasil pela preservação da Amazônia, contra as forças que atacam a floresta”. O presidente ainda lembrou as constantes “menções” do líder religioso ao País.

Lula e Francisco devem se reunir nas próximas semanas, em audiência no Vaticano. Eles já se encontraram uma vez, em fevereiro de 2020, também na Santa Sé. Agora, a guerra na Ucrânia deve ser uma das pautas centrais da nova reunião.

Autor