Técnico do PSG é detido sob acusações de racismo

Christopher Galtier teria reclamado que não poderia ‘ter tantos negros e muçulmanos na equipe’ do Nice, que comandava à época; investigações começaram em abril

Christophe Galtier, técnico do PSG, foi detido na França por suspeita de discriminação | Foto: Michel Euler/ AP

O técnico do Paris Saint-Germain (PSG), Christopher Galtier, e seu filho, John Valovic-Galtier, foram detidos nesta sexta-feira (30) sob acusações de racismo e islamofobia, de acordo com os jornais L’Équipe e Le Monde. A prisão ocorreu em Nice, sudeste da França, onde estão sob custódia policial, conforme informado pelo promotor Xavier Bonhomme.

Uma investigação foi iniciada em abril deste ano, após acusações de discriminação racial ou religiosa feitas por Julien Fournier, ex-diretor de futebol do Nice, durante o período em que Galtier esteve no clube. Dias antes, um jornalista independente, Romain Molina, e o jornal RMC Sports revelaram um e-mail atribuído a Fournier, com quem Galtier tinha uma relação conturbada.

No e-mail endereçado a Dave Brailsford, diretor esportivo da Ineos, dona do Nice, Fournier denunciou que Galtier teria feito comentários racistas e discriminatórios, em agosto de 2021, afirmando que “não poderia ter tantos negros e muçulmanos na equipe”.

Brailsford foi instado a tomar medidas em relação a esses “eventos, atitudes e comentários totalmente inaceitáveis e intoleráveis, contrários aos meus valores”, como relatado pelo jornal The Guardian. Galtier deixou o Nice em junho de 2022 para assumir o PSG.

Fournier prestou depoimento em maio, e outros jogadores e dirigentes do Nice também foram ouvidos durante a investigação, conforme relatos do L’Équipe.

Galtier negou veementemente as acusações e acusou Fournier e os jornalistas Daniel Riolo e Romain Molina de difamação, após sofrer ameaças de morte online. Ele expressou choque e tristeza com as acusações, destacando sua origem multicultural em Marselha.

A prisão de Galtier ocorreu antes que seu sucessor no comando do PSG fosse anunciado, sendo Luis Enrique Martínez, ex-técnico da seleção espanhola, o favorito para substituí-lo.

Embora tenha conquistado o 11º título do campeonato francês, Galtier foi informado no início de junho que não cumpriria o segundo ano de seu contrato. Sua passagem pelo clube de maior prestígio foi marcada por uma temporada difícil. Anteriormente, ele havia treinado o Saint-Étienne (2009-2017), Lille (2017-2021) e Nice (2021-2022).

__

com informações de agências
Edição: Bárbara Luz

Autor