Lula e Petro discutem sobre Amazônia neste sábado em Letícia, na Colômbia

O presidente do Brasil e da Colômbia ainda terão agenda bilateral para tratar sobre comércio, investimento e de cooperação em matéria de defesa e de segurança

Petro e Lula (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará neste sábado (8) em Letícia (Colômbia), cidade gêmea da brasileira Tabatinga, no Amazonas, no encerramento da Reunião Técnico-Científica da Amazônia, organizada pelo governo colombiano.

Lula e o presidente daquele país, Gustavo Petro, terão agenda bilateral para tratar de outros assuntos com ênfase nos temas de comércio e de investimentos e de cooperação em matéria de defesa e de segurança, entre outros.

“O Brasil retomou recentemente, a convite, sua participação como país na Mesa de Diálogos de Paz entre o governo colombiano e o Exército de Libertação Nacional. Na esfera comercial, Brasil e Colômbia registraram intercâmbio recorde em 2022, superior a US$ 7,4 bilhões”, diz nota do Palácio do Planalto.

Leia mais: Primeiro presidente de esquerda, Gustavo Petro toma posse na Colômbia

Na reunião sobre Amazônia, estão em debates diversos temas relacionados à região com especialistas, pesquisadores, representantes dos povos indígenas e da sociedade civil, assim como de entidades que prestam cooperação internacional da região. Os resultados desses encontros serão apresentados aos dois presidentes.

Na cidade colombiana, estão em curso negociações entre os oito países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) sobre declaração conjunta a ser adotada por ocasião da Cúpula da Amazônia – IV Reunião dos Presidentes dos Estados Partes no Tratado de Cooperação Amazônica, que será organizada pelo governo brasileiro em Belém do Pará, em 8 e 9 de agosto próximo.

De acordo com o governo brasileiro, o documento compreenderá ambiciosa agenda regional em favor do desenvolvimento sustentável da Amazônia, com proteção do bioma amazônico, inclusão social, fomento de ciência, tecnologia e inovação, estímulo à bioeconomia e valorização dos povos indígenas e seus conhecimentos tradicionais.

“A atuação conjunta dos países que compartilham o bioma amazônico é fundamental para o enfrentamento dos múltiplos desafios na região”, diz.

Com informações da Presidência da República

Autor