Lula irá à Colômbia para reunião prévia da cúpula de países amazônicos

Encontro marca os preparativos para a reunião da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), que acontece dia 8 de agosto em Belém, no Pará

Foto: Ricardo Stuckert

A agenda internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua movimentada, ainda que nesta semana sejam agendas próximas, ambas na fronteira com o Brasil. No próximo sábado (8), o presidente estará na cidade de Letícia, na Colômbia, na tríplice fronteira com Brasil e Peru. Por lá participa com outros países amazônicos de uma reunião preparatória para o encontro da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), que acontece em 8 de agosto na cidade de Belém, capital do Pará.

Ainda esta semana Lula recebe a presidência do Mercosul também em cidade fronteiriça com o Brasil, em Puerto Iguazú, na Argentina.

Reunião na Colômbia

A reunião nesta semana, que antecede o encontro da OTCA, é organizada pelo presidente colombiano Gustavo Petro. Além dele e de Lula, presidentes da Bolívia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela também devem estar presentes.

A ideia é aprovar um documento para ser apresentado na Assembleia Geral da ONU, em setembro, em Nova York (EUA). A tradição coloca que o presidente do Brasil sempre é o primeiro a discursar, portanto as posições deliberadas pelo grupo devem ser defendidas por Lula já na abertura do encontro.

COP

A posição conjunta também deve ser levada por Lula e pelos outros presidentes para a COP 28 (Conferência das Nações Unidas Sobre as Mudanças Climáticas), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A conferência climática acontecerá entre 30 de novembro e 12 de dezembro.

Leia também: Lula anuncia Belém como sede da COP30 em 2025; veja vídeo

Toda essa movimentação dos países amazônicos em torno das discussões sobre o clima visa marcar uma posição de liderança nas discussões ambientais, uma vez que abrigam a maior floresta tropical do mundo, que responde por 10% de toda a biodiversidade do planeta e que abriga 17% de todo o carbono estocado em vegetação.

Nesse sentido, a organização dos países ainda objetiva os preparatórios para a primeira cúpula do clima realizada onde faz mais sentido: na Amazônia.

A COP 30, em 2025, está marcada para ocorrer também na capital paraense.

*Com informações Agência Brasil