Lula e Mujica prestigiam Congresso da UNE, maior evento estudantil do país

“Em defesa da democracia: enfrentando o autoritarismo e o discurso de ódio no Brasil” é o tema do encontro que acontece em Brasília

(Foto: Divulgação)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica participarão nesta quinta-feira (13), no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, do ato político em defesa da democracia do maior encontro do movimento estudantil brasileiro: o 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE).

“Em defesa da democracia: enfrentando o autoritarismo e o discurso de ódio no Brasil” é o tema do evento que reúne mais de 10 mil estudantes de todos os estados até domingo (16) na capital federal.

“Com muita alegria anunciamos a presença do presidente Lula. Depois de tantos anos de retrocessos e descaso com a educação, finalmente vamos realizar o encontro dos estudantes com o presidente que mudou a cara das universidades do Brasil”, comemorou a presidente da entidade, Bruna Brelaz.

Leia mais: 59º Congresso da UNE começa quarta (12) e já mobiliza estudantes de todo país

Nesta quarta-feira (12), acontece a abertura do evento com mais atos em defesa da democracia com a participação dos ministros Flávio Dino (Justiça), Luís Roberto Barroso (Supremo Tribunal Federal), o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) e a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão Moura.

“Com honra e alegria, participarei hoje da abertura do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Brasília. A juventude é essencial para um país com educação e oportunidades para todos”, confirmou Flávio Dino.

A participação do ministro do STF está sendo considerada histórica. “O ministro Luís Roberto Barroso está confirmado para a mesa de abertura do 59º Congresso da UNE. Essa será a primeira vez desde a redemocratização do Brasil em que um ministro do STF participa de um Congresso da UNE”, diz a entidade.

O Centro Comunitário Athos Bulcão, da UnB, também será palco de uma homenagem a Honestino Guimarães, ex-presidente da UNE desaparecido há 50 anos durante a ditadura militar.

Autor