Programa dá mobilidade a pesquisadores da AL

Acordo foi firmado durante visita de José Mujica à ministra Luciana Santos; iniciativa visa fortalecer integração regional e desenvolvimento científico e tecnológico na AL

Foto: Rodrigo Cabral

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, e o ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, firmaram acordo para implementar o Programa de Mobilidade de Pesquisadores e Estudantes de Pós-Graduação da América Latina. O protocolo de intenções foi assinado nesta quinta-feira (13), durante visita de Mujica à ministra Luciana Santos. Pepe estava acompanhado de delegação de representantes do Grupo de Montevidéu.

O programa será executado pelo MCTI pela Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Durante a cerimônia, José Mujica destacou as lutas históricas pela integração latino-americana e defendeu políticas e ações conjuntas entre os países para transformar vidas e reduzir as desigualdades sociais. “Somos brasileiros aqui, somos argentinos lá, mas somos desta América. Temos de pensar por todos e para todos. Temos de transformar nosso sentimento de pátria em um sentimento de continente”, afirmou.

A ministra Luciana Santos enfatizou que o Brasil, no governo Lula, vive um momento de reconstrução nacional e de reintegração ao mundo. “Vamos garantir uma agenda forte de integração e cooperação regional”, garantiu.

Mobilidade

O Programa de Mobilidade de Pesquisadores e Estudantes de Pós-Graduação da América Latina visa fortalecer os processos de integração dos países latino-americanos, potencializar o intercâmbio científico e tecnológico e promover o desenvolvimento da região.

De acordo com o protocolo de intenções, os participantes estabelecerão critérios e regras para participação no programa, com monitoramento regular, avaliação de impactos e possíveis ajustes. O programa também pode envolver outras instituições brasileiras e latino-americanas que compartilham o entendimento de que a ciência e a tecnologia são os motores do desenvolvimento econômico e social da região.

Osvaldo Corrales, presidente da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu, afirmou que a colaboração permitirá aos países enfrentar os desafios da sociedade e reduzir as assimetrias na produção de conhecimento. Ele enfatizou a importância de promover a colaboração e integração entre estudantes, acadêmicos e pesquisadores.

A AUGM é uma rede de universidades públicas e autônomas de seis países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Criado em 1991, o AUGM tem por objetivo fortalecer e consolidar os recursos humanos, a pesquisa científica e tecnológica, a educação continuada e a interação de seus associados com a sociedade.

A cerimônia de assinatura do protocolo de intenções contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente do CNPq, Ricardo Galvão, além de representantes de instituições de ensino do Brasil e de outros países.

__
Fonte: MCTI
Edição Bárbara Luz

Autor