Fazenda eleva para 2,5% a previsão de crescimento do PIB

Antes a previsão era de 1,9% de crescimento para 2023; enquanto o PIB sobe, a inflação cai na estimativa e vai a 4,85%

Foto: José Paulo Lacerda/CNI

A previsão de crescimento para o Produto Interno Bruto (PIB) se confirmou e o Ministério da Fazenda elevou de 1,9% para 2,5% a projeção para 2023. O dado da Secretaria de Política Econômica (SPE) que consta no Boletim Macrofiscal, divulgado nesta quarta-feira (19), ainda aponta a redução para a estimativa de inflação.

A revisão positiva de crescimento acompanha o aumento do PIB do primeiro trimestre que alcançou 1,9%, assim como pela esperança de que o Banco Central inicie um ciclo de redução da taxa básica de juros, uma vez que até mesmo foi registrada deflação em junho.

Por enquanto, a estimativa do PIB para 2024 permaneceu inalterada em 2,3%

Leia também: Inflação negativa mostra que juro alto do BC não tem base técnica sólida

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, comemorou os números:

“O Brasil está de volta! O Ministério da Fazenda, liderado por Fernando Haddad, acaba de divulgar revisão nas projeções para o PIB deste ano. O crescimento do conjunto da produção nacional passou de 1,9% para 2,5%.”

Inflação

Os dados sobre a inflação também apresentaram cenário positivo, sendo que a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 5,58% foi reduzida para 4,85%. Assim, a estimativa mostra um cenário mais próximo da meta de inflação estabelecida em 3,25% e que tem como limites, superior 4,75% e inferior 1,75%. O cenário para a inflação do próximo ano também foi reduzido, de 3,63% para 3,3%.

*Com informações Agência Brasil