Cuba: 70 anos da invasão ao Quartel Moncada são comemorados com atos políticos

Evento que projetou Fidel Castro e os guerrilheiros cubanos é comemorado neste 26 de julho; atos acontecem também pelo Brasil, confira a agenda

Cubanos celebram o 26 de Julho, Dia Nacional da Rebeldia cubana. Foto: Cancillería de Cuba (Ministério das Relações Exteriores de Cuba)

As comemorações dos 70 anos do assalto ao quartel Moncada e Carlos Manuel de Céspedes, que projetou Fidel Castro e os guerrilheiros cubanos para a vitória revolucionária, acontecem neste 26 de julho em Cuba e em diversos países que tem movimentos de solidariedade ao país.

Na cidade de Santiago de Cuba, o general de Exército cubano, Raúl Castro Ruz, líder da Revolução Cubana, e o Primeiro Secretário do Comitê Central do Partido e Presidente da República, Miguel Díaz-Canel, estiveram na comemoração logo no início da manhã, às 5h15, horário em que os revolucionários iniciaram a invasão.

De acordo com o jornal cubano Granma, mais de 10 mil pessoas estiveram na festividade e mais de 26 nações amigas enviaram representantes, em ato que ocorreu na antiga fortaleza militar do quartel Moncada, que teve projeções dos líderes revolucionários em sua fachada – o local hoje é um centro escolar e um museu.

Fachada do antigo quartel com reprodução dos guerrilheiros. Reprodução Twitter Manuel Marrero Cruz, primeiro-ministro de Cuba.

Ainda estiveram presentes os Comandantes da Revolução, Ramiro Valdés Menéndez, assaltante de Moncada, e Guillermo García Frías, classificados como “parte da geração histórica”.

MR26

A invasão dos quarteis em 26 de julho de 1953 é celebrada como o início do processo que viria a desaguar na vitória da Revolução Cubana em 1° de janeiro de 1959. Ainda que a tentativa tenha sido frustrada na ocasião, a partir dela os rebeldes transformaram o ato em uma vitória política e fundaram o Movimento Revolucionário 26 de Julho (MR26).

Leia também: Lula se encontra com presidente de Cuba e retoma relação entre países

Assim, a data é conhecida como o Dia da Rebeldia Nacional cubana e celebrada não só em Cuba, mas em todos os países com representação cubana e por movimentos de solidariedade ao país – que historicamente sofre com embargos impostos por outros países, como os EUA.

Membros do governo cubano, entre eles Raúl Castro e Díaz-Canel. Foto: Cancillería de Cuba (Ministério das Relações Exteriores de Cuba)

Agenda

O Dia da Rebeldia Cubana será marcado por diversos atos pelo Brasil. Uma dessas comemorações acontece no próximo sábado (29), em São Paulo (SP). O evento contará com a presença do cônsul-geral de Cuba em São Paulo, Pedro Monzón, e terá lançamento de livros, espaço para crianças, comidas, bebidas e música cubana.  O ato acontece no Galpão – Al. Eduardo Prado, 474 – Campos Elíseos, a partir das 12h.

Também no sábado o carnavalesco Bloco do Fuá promove uma Festa Cubana no restaurante da Dona Zefa a partir das 20h, que fica na Rua Barão de Campinas, 562, Campos Elíseos, São Paulo (SP).

Na cidade de Santos (SP), na sexta (28) às 19 horas, está marcado um bate papo com Monzón sobre os 70 anos do assalto ao quartel Moncada, promovido pela Associação Cultural José Martí da baixada Santista. O evento ocorre na Rua Sergipe, 15, Casa 2, Gonzaga.

Para quem é do Rio de Janeiro (RJ) e quer prestar homenagem ainda neste 26 de julho, o Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba promove na Rua Áurea (nº80), em Santa Teresa, a partir das 18 horas, uma comemoração para lembrar da façanha revolucionária.

Em Niterói (RJ), de 24 a 28 de julho, no hall da Câmara de Vereadores (Av. Amaral Peixoto, nº625), está uma exposição fotográfica sobre a Revolução Cubana.

Em Porto Alegre (RS) neste 26 acontece ato político na Associação Cultural José Martí/RS (Armazém do Campo, Rua José do Patrocínio, nº888) e em Brasília (DF), também nesta quarta, tem celebração na Casa de Retiros de Assunção (Quadra 611, Via L2 Norte – Asa Norte).