A Copa do Mundo Feminina é política por princípio

Depois de décadas de proibição, o futebol feminino conquista seu lugar no entusiasmo dos torcedores. Em essência, este é um esporte com forte conotação política.

Torcedores seguram uma placa com os dizeres “Pagamento Igual” durante um amistoso internacional entre os Estados Unidos e Portugal na Filadélfia, em 29 de agosto de 2019

A Copa do Mundo Feminina da FIFA começou em 20 de julho na Austrália e na Aotearoa Nova Zelândia como o maior evento esportivo feminino do mundo e tem gerado um entusiasmo crescente pelo esporte feminino no mundo.

Com competição mais forte, maior investimento e maior audiência e público previsto, este ano tem sido melhor do que nunca. Os temores tanto na Austrália, quanto na Aotearoa Nova Zelândia, que os ingressos encalhassem se tornaram inconcebíveis.

A Austrália esgotou sua partida de abertura (83.500 lugares) e mais de um milhão de ingressos foram vendidos na semana anterior ao início do torneio. Com mais opções de televisão e streaming, há mais oportunidades de assistir aos jogos.

A partida de abertura em Auckland foi um momento histórico para os neozelandeses. Disputado diante de 42.137 torcedores barulhentos e entusiasmados, o jogo mostrou o quão longe o futebol chegou desde que as mulheres foram desencorajadas ou simplesmente proibidas de jogar, até a década de 1960, em vários países. 

Leia também: Brasil é candidato a sede da Copa do Mundo de Futebol feminino 2027

No Brasil, a proibição foi até 1979, após quase 40 anos. Essa história de exclusão e marginalização teve efeitos duradouros e ainda pode ser vista e sentida em muitos clubes do país.

Jornada épica

Para os times femininos, a lotação dos estádios nesta Copa tem sido diferente de tudo que elas haviam experimentado – a maior multidão para a qual jogaram.

Pelo menos sete times têm grandes chances de serem coroados campeões. Os recém-chegados tentarão derrotar a poderosa equipe dos Estados Unidos, que está defendendo seu título e tentando vencer três campeonatos da FIFA consecutivos.

Em um amistoso que antecedeu a Copa, a Zâmbia venceu uma das favoritas, a Alemanha. A vitória inesperada sinaliza que pode haver vários azarões convincentes para torcer neste ano.

Este continua sendo um momento de acerto de contas tanto para o futebol quanto para o esporte feminino. Desde então, o futebol cresceu exponencialmente com uma série de ligas profissionais femininas na Europa e na América do Norte.

Leia também: Lula apoia Brasil sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino

Para a Copa do Mundo Feminina de 2023, há mais investimento do que nunca. A VISA se tornou o primeiro patrocinador oficial e a FIFA se comprometeu a pagar a cada jogadora pelo menos US$ 30.000.

As equipes que representam Zâmbia, Haiti e Marrocos — cuja jornada para a Copa do Mundo é notável e inspiradora — mostram o crescimento do esporte internacionalmente.

Política fora do esporte

Apesar da ilusão persistente de alguns de que a política deve ser mantida fora do esporte , ela sempre foi impregnada de cálculos e significados políticos. A questão principal não é se, mas quais tipos de política serão praticados e por quem.

Na preparação para este torneio, o órgão regulador do futebol mundial, a FIFA, anunciou um conjunto de oito braçadeiras que poderiam ser escolhidas em seu programa Football Unites the World (Futebol Une o Mundo). As seleções permitidas, em parceria com várias agências das Nações Unidas, incluem “Unite for Indigenous Peoples” (Unidos pelos Povos Indígenas) e “Unite for Gender Equality” (Unidos pela Equidade de Gênero).

Leia também: “Toca na Ary Borges que é gol”: quem é a jogadora que brilhou na estreia da seleção na Copa

Mas notavelmente, a braçadeira OneLove associada aos direitos LGBTIQA+ não está entre elas. Isso foi banido na Copa do Mundo Masculina do ano passado no Catar, com capitães incluindo o inglês Harry Kane ameaçados com um cartão amarelo se o usassem como planejado.

Ao contrário do Catar, a homossexualidade não é ilegal nesses países anfitriões, mas a “extensa consulta da FIFA com as partes interessadas, incluindo jogadores e as 32 associações participantes” produziu o mesmo resultado.

Entre estes últimos estão três países africanos (Marrocos, Nigéria e Zâmbia) onde a homossexualidade é criminalizada, assim como em partes interessadas, incluindo nações do Oriente Médio, como a Arábia Saudita, que são cada vez mais influentes no futebol e em outros esportes mundiais .

A capitã australiana Sam Kerr foi privada, para seu pesar, da oportunidade de fazer uma declaração com uma braçadeira com as cores do arco-íris.

Mas 44 jogadoras tiveram a chance de cooperar com os grupos de defesa do clima Common Goal (Objetivo Comum) e Football For Future (Futebol pelo Futuro) para ajudar a compensar o impacto ambiental de seus voos relacionados à Copa do Mundo.

Leia também: Seleção goleia na estreia da Copa do Mundo feminina

Algo que chamou a atenção do mundo, em especial no Oriente Médio, foi quando a equipe brasileira voou para Brisbane duas semanas antes do primeiro chute da bola, e a cauda do avião trazia fotos de ativistas de direitos humanos iranianos Mahsa Amini e Amir Nasr Azadani. O corpo do avião também declarava: “Nenhuma mulher deve ser forçada a cobrir a cabeça” e “nenhum homem deve ser enforcado por dizer isso”.

Corrupção no esporte

A FIFA tem uma história de corrupção, exploração e imperícia ética – apesar de seu compromisso declarado com os direitos humanos e a transparência .

O ex-presidente da FIFA, Joseph Blatter, teve sua desgraça esmiuçada em praça pública. Pouco antes de Blatter ser reeleito em Zurique em 2015, a mídia mundial foi presenteada com o espetáculo de executivos da FIFA sendo presos e levados de seu hotel sob grandes lençóis (Blatter então renunciou poucos dias depois de ser reeleito).

Seu sucessor, Gianni Infantino , objeto de muita zombaria após um discurso pré-Copa do Mundo do Catar se identificando com os oprimidos, prometeu limpar a atuação da FIFA e se reinventar como uma força para o bem global. Promover a igualdade de gênero no e por meio do futebol é um desses objetivos. Esta copa do mundo, a primeira sediada por duas confederações (Ásia e Oceania) e a primeira no hemisfério sul para mulheres, parece se encaixar perfeitamente nesse projeto.

Leia também: Ana Moser chega à Copa do Mundo buscando apoio para candidatura em 2027

Diplomacia esportiva

Sem dúvida, tem implicações geopolíticas significativas. Com a região do Pacífico no centro de uma disputa de influência entre os EUA e seus aliados e a China, o esporte emergiu como uma moeda de troca importante. O dinheiro para ajuda esportiva, desenvolvimento e infraestrutura está fluindo para as ilhas do Pacífico de todas as direções.

A iniciativa Sports Diplomacy 2030 da Austrália tem sido especialmente interessada em parcerias no Pacífico, principalmente no futebol, como parte de sua “Estratégia Global com Foco no Pacífico”. Os Planos de Legado da Confederação de Futebol da Oceania e da Football Australia frequentemente invocam a retórica da família do Pacífico. Na copa do mundo, as mulheres terão um destaque incomum na esfera da diplomacia esportiva.

O poder emocional do esporte é aproveitado por todos os países, democráticos liberais ou não, para projetar uma imagem mais positiva do que geralmente é garantido. Essa publicidade global de “sentir-se bem”, no entanto, traz um intenso escrutínio muito além do campo de futebol.

Os dois países saídos da colonização que sediam a Copa do Mundo Feminina de 2023 ainda têm muito a corrigir em relação aos seus povos originários, que pediram contas à FIFA e suas respectivas associações e confederações . A Estratégia de Sustentabilidade “sob medida” do evento e suas “principais prioridades sociais, econômicas, de direitos humanos e ambientais para o momento atual e contexto geográfico” serão minuciosamente examinadas.

Leia também: Apesar dos obstáculos, Copa do Mundo feminina começa com visibilidade histórica

Esta copa do mundo é um evento marcante que trará alegria para muitas pessoas. Um momento importante no reconhecimento e desenvolvimento do futebol feminino, Infantino o posicionou como um ponto de partida no caminho para a paridade salarial de gênero até 2027. Nesse sentido, o valor cobrado em direitos cruciais de mídia (especialmente transmissão) tem sido pouco animador.

Problemas persistentes

Para as mulheres que jogam futebol na Copa do Mundo Feminina deste ano, há questões e preocupações que elas devem enfrentar. Infelizmente, a maioria desses obstáculos existe fora dos cantos do campo de futebol. A falta de fundos para a formação e a equidade salarial continuam a estar na vanguarda.

Em junho, a seleção jamaicana compartilhou uma carta aberta destacando a falta de apoio que recebeu antes da Copa do Mundo . Elas tiveram que jogar em condições de treinamento e jogo abaixo da média, acomodações de viagem desordenadas e sem compensação prometida contratualmente.

A seleção sul-africana se recusou recentemente a entrar em campo, expressando o fracasso de sua federação de futebol em fornecer os recursos de treinamento necessários e pagar equidade para a Copa do Mundo. As equipes femininas do Canadá, Inglaterra e Espanha também expressaram preocupação com a equidade salarial e as disparidades de apoio.

Leia também: Exposição resgata a história da Copa do Mundo das mulheres

Violência sexual no esporte

Existem outras condições que as mulheres nunca deveriam ter que cumprir. O assédio sexual é uma das formas mais difundidas de violência contra as mulheres e continua a ser um problema recorrente e flagrante no esporte feminino .

A Copa do Mundo Feminina não é diferente e a FIFA ainda tem muito trabalho a fazer para provar que prioriza a segurança e o bem-estar das mulheres atletas.

Por exemplo, houve alegações de má conduta sexual contra treinadoras da Zâmbia . Essas alegações foram silenciadas, já que a seleção feminina da Zâmbia está ganhando e obtendo resultados impressionantes. Alegações de agressão sexual também foram levantadas com a equipe haitiana .

Abordar as muitas questões sexistas sistêmicas é realmente a chave para uma Copa do Mundo Feminina da FIFA bem-sucedida. 

Com informações do The Conversation Austrália

Autor