Igualdade salarial é tema de debate em Porto Alegre nesta quinta, 10

Vereadora Biga Pereira (PCdoB) promove evento com especialistas das áreas jurídica, econômica e sindical para debater nova lei e seus reflexos no mundo do trabalho

Foto: Cristina Beck/CMPA

Acontece nesta quinta-feira (10), em Porto Alegre, o seminário “Trabalho igual, salário igual”, promovido pela vereadora Biga Pereira, do PCdoB. O evento será às 18h no SindBancários. O objetivo é debater como a nova legislação que estabelece igualdade salarial entre homens e mulheres deve impactar no mundo do trabalho. 

Participam do evento a juíza do trabalho e professora de direito trabalhista na UFRGS, Valdete Souto; o superintendente regional do trabalho no RS, Claudir Nespolo e a economista e pesquisadora do Dieese, Lúcia Garcia  O encontro tem o apoio das centrais sindicais CTB, CSB, CUT, Força Sindical, Fórum Pelos Direitos e Liberdades Democráticas, Intersindical, Nova Central, UGT e Pública.

“A diferença de remuneração por gênero vinha em queda no Brasil até 2020, mas voltou a subir e chegou a 22% no fim de 2022, conforme o IBGE”, explica a vereadora, que já foi secretária nacional de mulheres da CTB. “A nova legislação trará muito para as mulheres trabalhadoras, pois prevê multa em caso de descumprimento e institui a publicação de relatórios de transparência salarial para empresas com mais de 100 colaboradores, oferecendo mais garantias”, argumenta.

Leia também: Projeto de proteção às mulheres é aprovado em Porto Alegre 

Para a vereadora, “a aprovação da lei é a conquista de uma construção coletiva de feministas, sindicalistas e parlamentares comprometidos com essa bandeira”. Ela avalia que “é fundamental que nosso país valorize suas trabalhadoras, e a lei do trabalho igual, salário igual favorece o reconhecimento àquelas que são 51% da população”.

As mulheres são sempre as mais atingidas em momentos de crise, mas a igualdade salarial não deve ser vista como uma pauta identitária: o salário inferior para mulheres é, ainda, uma manobra usada por muitos contratantes para pagarem menos para os homens também, em uma equação onde é sempre a classe trabalhadora que perde.

O debate havia sido inicialmente programado para acontecer no dia 12 de julho, mas teve de ser transferido em virtude do mau tempo no estado, reflexo da passagem de um ciclone extratropical.

O SindiBancários fica na Rua General Câmara, 424, Centro de Porto Alegre.

Com informações do gabinete da vereadora Biga Pereira

(PL)

Autor