Argentina: extrema-direita incentiva saques e caos antes da eleição

Turbulência nas ruas é estimulada pelo candidato reacionário a presidente Javier Milei

A onda de saques em supermercados e lojas na Argentina é menos espontânea do que parece. Apesar da crise econômica vivida pelo país sul-americano, a turbulência nas ruas é incentivada pela extrema-direita, em especial pelo candidato reacionário a presidente Javier Milei. Os atos são estimulados até nas redes sociais de lideranças ultradireitistas.

Para Axel Kicillof, governador da província de Buenos Aires., “houve uma campanha e uma preparação dos acontecimentos. Circularam nas redes denúncias falsas de coisas que não estavam acontecendo”. O próprio Milei usou sua conta no X (antigo Twitter) para comparar as cenas destes dias com os saques de 2001, decorrentes do “corralito” (confisco bancário). “É trágico voltar a ver, depois de 20 anos, as mesmas imagens que víamos em 2001. Pobreza e saques são duas faces da mesma moeda.”

De acordo com Gabriela Cerruti, porta-voz da Presidência, apoiadores de Milei e da também presidenciável Patricia Bullrich estão por trás dos ataques. “O clima nas redes sociais foi gerado por contas ligadas à A Liberdade Avança (coligação de Milei) e a grupos de Bullrich. Havia grupos de WhatsApp incentivando”, denunciou a porta-voz.

Em suas redes, Patricia Bullrich usou a crise para cobrar o governo. “Não podemos ceder nem um milímetro ante os criminosos. Precisamos de firmeza e de lei e ordem para sair desse inferno. Como sempre, diante de uma situação trágica ou de desordem, o presidente Fernández e Cristina Kirchner brilham por sua ausência”.

A afirmação, porém, não se sustenta. Os roubos coletivos começaram no final de semana em estabelecimentos comerciais de cidades como Córdoba e Mendoza. Desde o início, o governo Alberto Fernández afirma que um dos objetivos desses atos é desgastar o peronismo a quase dois meses das eleições presidenciais, marcadas para 22 de outubro. Mas a repressão está em curso. Só em Córdoba, 20 pessoas foram presas pelo saque de 12 lojas.

“Há detidos pela autoridade policial e judiciária – e muitos dos organizadores são cidadãos que tinham antecedentes criminais. Não vemos nisso uma reação social, mas fatos que merecem todo o peso da lei”, relatou, na terça-feira (22), Agustín Rossi, chefe da Casa Civil. O ministro da Segurança, Aníbal Fernández, concorda: “São atos criminosos para trazer mais confusão e gerar conflitos. Não tem outra coisa, não foram saques. Buscam provocar uma ação para chamar a atenção.”

Desde terça, há registros de saques na capital, Buenos Aires, e na região metropolitana. Autoridades locais contabilizaram, no dia, 94 prisões e 150 tentativas de saques. Em Moreno, na província de Buenos Aires, cerca de 20 vândalos atearam fogo e depredaram o supermercado de uma família de origem chinesa. Já no sul da Argentina, Neuquén e Río Negro também viveram episódios criminosos do gênero.

Autor