CPMI do Golpe reconvoca Mauro Cid e quebra sigilo de Carla Zambelli

A CPMI teve acesso a relatório do Coaf revelando que o tenente-coronel enviou remessas que somam R$ 367,3 mil aos EUA em apenas um dia

O sargento Luís Marcos dos Reis depõe na CPMI (Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara)

Por consenso e de forma simbólica, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga os atos golpistas do 8 de janeiro, a CPMI do Golpe, aprovou nesta quinta-feira (24) a reconvocação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, e a quebra de sigilo telefônico e telemático da deputada Carla Zampelli (PL-SP).

A CPMI do Golpe ouve nesta quinta-feira o depoimento do sargento Luís Marcos dos Reis, ex-ajudante de Bolsonaro e subordinado de Mauro Cid. Ele é suspeito de pagar as contas da ex-primeira-dama Michele Bolsonaro.

A CPMI teve acesso a relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) revelando que o tenente-coronel enviou remessas que somam R$ 367,3 mil aos Estados Unidos em apenas um dia.

O ex-ajudante, que está preso por envolvimento na falsificação de cartão de vacina de Bolsonaro e familiares, também está envolvido na venda de joias recebidas pelo ex-presidente e vendidas nos Estados Unidos. A defesa de CID já revelou que ele agiu a mando do ex-presidente.

Já a situação de Zambelli se complicou após o depoimento de Walter Delgatti que a acusou de contratá-lo para invadir as urnas eletrônicas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O hacker está preso por invadir o sistema de dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que também seria a mando da parlamentar.

“Mauro Cid é um homem de negócios, com investimentos e transferências financeiras para o exterior que, somadas, ultrapassam meio milhão reais. Mesmo preso, a movimentação não pode parar! Ele seguiu fazendo remessas de recursos para os Estados Unidos, em claros indícios de irregularidades”, disse a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), integrante do colegiado.

“Vamos investigar a fonte desses recursos e para que foram utilizados. Quanto mais sigilos são quebrados, mais fica explícita a quadrilha que desgovernava o Brasil. E chegaremos aos mandantes. É só o começo!”, completou a líder do PCdoB na Câmara.

Abandonada

O deputado Rogério Correia (PT-MG) disse que Zambelli foi “abandonada na chuva” pela oposição na CPMI.

“Os bolsonaristas abandonaram e entregaram a Zambelli. Sem qualquer ressalva, aprovaram na CPMI do Golpe a quebra de sigilo telefônico, telemático e bancário da futura ex-deputada. Vem aí a cassação!”, ironizou.

“Aprovamos na CPMI do Golpe a reconvocação de Mauro Cid e a quebra de sigilo da deputada Zambelli. Hoje não é um grande dia para aqueles que acharam que poderiam conspirar contra a democracia e planejar um golpe impunemente”, ressaltou o senador Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP), líder do governo no Congresso.

Autor