“Espero que o Congresso proteja os mais pobres”, diz Lula após MP dos Super-Ricos

Nesta segunda (28), o governo sancionou as leis da valorização do salário mínimo e ampliação da faixa de isenção do IR, além de editar MPs que tributam grandes fortunas

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta terça (29) que o Congresso Nacional aprove as Medidas Provisórios editadas pelo governo para taxar grandes fortunas. Nesta segunda (28), o governo anunciou que irá tributar os fundos exclusivos dos super-ricos e rendimentos no exterior.

“O que fizemos foi uma coisa justa, sensata, que eu espero que o Congresso Nacional, de forma madura, ao invés de proteger os mais ricos, proteja os mais pobres. O que o Brasil está precisando fazer uma sociedade mais democrática, mais igual, de classe média. Tudo o que queremos é criar uma sociedade de padrão de classe média, em que todos possam ter emprego, todos possam trabalhar, estudar, passear, ter acesso à cultura. Ou seja, as pessoas viverem mais dignamente”, disse Lula.

As declarações foram feitas no programa Conversa Com o Presidente, live semanal transmitida pela EBC e apresentada pelo jornalista Marcos Uchôa.

Na segunda (28), o governo sancionou a política de valorização do salário mínimo de acordo com a inflação e o crescimento econômico, além de ampliar a faixa de isenção do Imposto de Renda da Pessoa Física, de R$ 1.903,98 para R$ 2.112,00 por mês.

“Durante a campanha eu dizia que a solução do Brasil vai ser encontrada quando a gente decidir colocar o rico no Imposto de Renda e o pobre no Orçamento. É isso que nós começamos a fazer ontem”, declarou o presidente.

“Se a gente for comparar, proporcionalmente o mais pobre paga mais IR do que o dono do banco. Porque só desconta mesmo de quem vive de salário”, disse Lula.

Saiba mais: Lula sanciona política de valorização do salário mínimo e correção do IR

Saiba mais: Governo edita medida provisória para taxar fundos de super-ricos

Autor