A importância da participação das mulheres na política institucional

Este artigo explora as razões pelas quais é imprescindível ter mulheres na política, abordando os desafios que enfrentamos e as dificuldades que temos ao ingressar nesse cenário ainda tão machista

Ainda é muito jovem a presença das mulheres na política institucional, presença essa que é fundamental para assegurar uma representação equitativa e diversificada em tomadas de decisões que impactam diretamente a sociedade. No entanto, muitas mulheres, especialmente nós que somos nordestinas, enfrentamos obstáculos e desafios únicos ao buscar ocupar espaços políticos. Este artigo explora as razões pelas quais é imprescindível ter mulheres na política, abordando os desafios que enfrentamos e as dificuldades que temos ao ingressar nesse cenário ainda tão machista.

Se fizermos um resgate histórico, notamos que depois da eleição da primeira parlamentar em 1934, só há registros de outra mulher eleita para Câmara dos Deputados 17 anos depois, em 1951. Para o Senado Federal a chegada das mulheres é ainda mais tardia, em 1979, um passado muito recente. Além disso, é só na 40° legislatura que as mulheres nordestinas passaram a ter representação nesses espaços.

A falta de dados históricos gera uma série de empecilhos na criação de políticas de inclusão das mulheres, sem falar nas especificidades de cada região da época, a prova disso é a recente conquista no Senado Federal, só em 2016, 55 anos depois de sua inauguração, as mulheres puderam ter um banheiro feminino dentro do plenário, já os homens, o tem desde sua criação. Ainda hoje, o nosso avanço é tímido, mas de uma bravura sem tamanho. Somos 18% do parlamento brasileiro, sendo 91 Deputadas Federais e 15 Senadoras. Ao longo dos anos, se faz necessário derrotar nas urnas o machismo escancarado, precisamos ocupar os espaços que sempre nos foi negado.

A presença e participação das mulheres na política são fundamentais para garantir que as perspectivas femininas sejam consideradas em questões legislativas e de políticas públicas mais diversificadas e inclusivas. A nossa presença no cenário político inspira outras mulheres a se envolverem na política e em cargos de liderança, somos inspiração. Isso também contribui para a formulação de políticas que abordem questões como igualdade salarial, saúde reprodutiva e combate à violência de gênero. Portanto, a participação ativa das mulheres é vital para construir uma sociedade com a nossa cara.

As mulheres, sobretudo as nordestinas, quando buscam entrar na política institucional muitas vezes enfrentam uma série de desafios, incluindo assédio físico, moral e verbal. Esses assédios não apenas prejudicam a integridade das mulheres, mas também buscam nos desencorajar e minar nossa confiança. Além disso, ataques pessoais frequentemente substituem o debate saudável, criando um ambiente hostil que dificulta a participação feminina na política. Nós não vamos retroceder, queremos e vamos avançar.

A presença das mulheres na política institucional, é um passo essencial em direção a uma sociedade menos desigual. Superar os desafios que enfrentamos desde os tempos passados exige o comprometimento de todos em eliminar o assédio e a discriminação. Ao valorizar a diversidade de vozes e experiências, podemos alcançar uma representação política verdadeiramente representativa e garantir que nós mulheres tenhamos a oportunidade de contribuir plenamente para o desenvolvimento da nação e para os avanços do povo brasileiro.

Autor