Grito dos Excluídos e Excluídas de 2023 debate fome e sede no Brasil

A 29ª edição ocorre em 25 estados da federação e tem como lema “Você tem fome e sede de quê?”. Movimento ocorre ao longo da semana em que se comemora 7 de Setembro

Foto: Reprodução

O Grito dos Excluídos e das Excluídas volta às ruas de todo o Brasil nesta quinta, 7 de setembro, com o lema “Você tem fome e sede de quê?”.

As manifestações do Grito dos Excluídos e Excluídas ocorrem desde 1995 e tem como objetivo questionar a vulnerabilidade das populações mais desassistidas na semana em que se comemora a independência nacional.

Nos últimos anos, sobretudo desde o golpe de 2016 e a ascensão do fascismo no país, a manifestação se tornou o principal contraponto ante o nacionalismo e patriotismo passivo.

Com a pergunta: “Você tem fome e sede de quê?”, o lema desse ano convida todas e todos à reflexão e ação em busca de alternativas para os enormes problemas que o povo enfrenta com a questão da fome e da água.

“O objetivo do Grito dos Excluídos é anunciar a esperança de um mundo melhor, de uma sociedade mais justa e fraterna. E isso será concretizado na medida em que as organizações, com aqueles que têm seus direitos negados, possam ser sujeitos de direitos. (…) Somos convidados a ecoar o grito daqueles que nem tem oportunidade na sociedade e junto com eles nos comprometemos com a vida”, explicou Dom José Valdeci Santos Mendes, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sociotransformadora da CNBB.

De acordo com os organizadores, “o Grito mudou a cara do 7 de Setembro e da Semana da Pátria. Em todo o país, a cada ano, multiplicam-se manifestações e atividades, por meio de variadas formas de luta e linguagens: celebrações, atos, caminhadas, romarias, seminários, rodas de conversa, festivais, concursos de redação nas escolas, apresentações de música, teatro, dança, poesia, café na praça, programas de rádio, carros e bicicletas de som, lives”.

O Grito é um processo de construção coletiva que acontece durante todo o ano e culmina do dia 7 de setembro para lutar por direitos.

Os organizadores se articulam em torno do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), órgão vinculado à CNBB (Conferência dos Bispos do Brasil). A coordenação do movimento reúne a Comissão 8 da CNBB,  o Movimento  dos  Atingidos por Barragens (MAB), Cáritas Brasileira (CB), Central dos Movimentos  Populares  (CMP), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Pastoral Operária (PO), Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), Romaria  dos/as  Trabalhadores/as,  Comissão  Pastoral  da  Terra (CPT), Rede Jubileu Sul Brasil, Juventude Operária Católica  (JOC),    Pastoral    Afro    Brasileira    (PAB), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Pastoral da Mulher Rua, Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), Pastoral da Juventude (PJ), Pastoral Carcerária (PCR), Serviço Franciscano de Assistência (SEFRAS) e continua  aberto a quem quiser comprometer-se com o Grito.

Confira abaixo os locais e horários da manifestação por todo o Brasil

REGIÃO NORTE

ACRE

Rio Branco – 2/9 – 15h00 – Pré-Grito (confecção de cartazes), na ADUFAC; – 3/9 – 15h00 – Pré-Grito (confecção de cartazes), na ADUFAC; 5/9 – 7h00 – Panfletagem, na Praça da Revolução; 5/9 – 8h00 – Lançamento do Caderno da CPT “Conflitos no Campo Brasil 2022, no Instituto São José. 7/9 – 7h00, na Catedral – Grito Pela defesa do SUS; de uma educação pública de qualidade; de habitação popular; de terra para a agricultura familiar; da demarcação das terras indígenas e quilombolas; de uma segurança pública que respeite e assegure a dignidade da vida; de trabalho e salário dignos a toda população; de transporte eficiente e de qualidade, de lazer e cultura…

AMAPÁ

Macapá –1/9 – 15h00– Pré Grito – Roda de Conversa – auditório da UNIFAP; 7/9 – 07h30 – Missa presidida pelo bispo Dom Pedro Conti; Café, Ato, com saída em frente da Seju, caminhada pela orla da cidade até a concha acústica do Araxá.

AMAZONAS

Manaus (Arquidiocese) – 31/08 – Coletiva de Imprensa; 7/9 – 15h00 – concentração no Centro Estadual de Convivência da Família Pedro Vignola, – Cidade Nova; 16h00 – missa amazônica; 17h00 caminhada até Memorial do Cruzeiro, Cidade Nova II.

Atalaia do Norte – 16/09, grito do Alto Solimões.

PARÁ

Belém – 7/9 – 8h00 – concentração em frente a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré; caminhada pelas avenidas Nazaré, Magalhães Barata e Almirante Barroso até a Praça do Operário, em São Brás, com participação de outras cidades e municípios do Estado.

Tucumã/Alto Xingu – 2/9 – Roda de Conversa – 13h00 – Pavilhão Igreja N S Aparecida; 5/9 – 19h30 – Celebração ecumênica no Pavilhão da Igreja Nossa Senhora Aparecida, com partilha de lanches

Marajó – A população deCachoeira do Arari, estão em mobilização permanente por moradia, luta com o Arrozal que joga veneno na população e quer lotear parte da área envolvida.

RORAIMA

Boa Vista – 7/9 – 16h30 – concentração (Av. Bento Brasil com Rua Pariam – na Igreja Coima – Coração Imaculado de Maria; sairão em caminhada Parada final na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo – Rua Floriano Peixoto. Por Terra, Teto, Trabalho, Campo, Águas e Florestas, Povos e culturas.

RONDÔNIA

Porto Velho – 2/9 – 16h00 – Sarau cultural junto à Oficina de confecção de materiais para o Grito, na Praça do COHAB, Rua São Miguel 1396, zona sul; 4/9 – 17h00 – Coletiva de Imprensa e Seminário, na Cúria Arquidiocesana, com Dom Roque Paloschi, Presidente do Cimi (Conselho Indigenista Missionário) e Arcebispo de Porto Velho, representantes dos territórios de luta e dos movimentos populares, com o tema “Moradia Digna, Saneamento Básico e Soberania Alimentar”, reunindo as discussões trazidas pelas 4 rodas de conversa realizadas ao longo do ano; 5/9 – 19h00 – Celebração Inter-religiosa no Terreiro da Mãe Nilda; 7/9 – 15h00 – concentração no CPA – Centro Político Administrativo – Av. Farguar, 2986, Chegada na Praça Marechal Rondon/do Baú, Avenida sete de setembro com Avenida Rogério Weber.

Candeias do Jamari – 29/08, as 19h, roda de conversa na comunidade São Francisco

TOCANTINS

Palmas -7/9 – Ato com pastorais sociais e movimentos; Entrada no desfile cívico militar, logo após a última tropa.

REGIÃO NORDESTEEGIÃO NORDESTE

ALAGOAS

Maceió – 7/9 – 9h00 – concentração na Praça Sinimbu, centro.

BAHIA

Salvador – 01/9 – 13h30 – VII Gritinho dos Excluídos – no salão paroquial Nossa Senhora da Conceição/Periperi; com apresentações de capoeira e violação com as crianças e adolescentes dos Centros Comunitários do Subúrbio Ferroviário, e volta em torno da Praça da Revolução; atividade realizada pela Pastoral do Menor Arquidiocesana, 6/9 – 9h00

Gritinho Dos Excluídos e Excluídas – concentração em frente ao Núcleo Dom Lucas Moreira Neves; Caminhada até ACOPAMEC – Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão, com apresentações de capoeira e violão; 7/9 – 8h30 – no Campo Grande.

Dias D´Avila – 7/9 – 9h00 – Av. Imbassay, 294, em frente a casa do Professor Welito – Por Margarida Maria Alves e por todas e todos que perderam a vida lutando contra a exclusão.

Guanambi – 6/9 – 18h30 – Bairro Alto Caiçara.

Itaete – 7/9 – 14h – Grito no clube das mães, abertura do II Intercambio de Agroecologia e Soberania Popular da Chapada Diamantina, 16h saída cortejo pelas ruas da cidade.

Itanagra –31/08 – Oficina com as crianças; 7/9 – Assentamento Novo Horizonte, no espaço da Capela Sano Antônio – 8h30 às 12 h00, com Feira de Economia Solidária e debates sobre agricultura familiar; 11h00 – Missa. Envolve a região de Vitória da Conquista.

Jacobina

Juazeiro – 7/9

Rui Barbosa – 7/9

Santo Sé – 1/9 – das 8h30 às 11h00 – Grito em solidariedade às comunidades que vêm sofrendo com os impactos da mineração. Manifestações na entrada principal do município; Caminhada pelas imediações do Posto Riacho em direção à praça principal. Ato público, com falas, nas proximidades da Igreja Matriz de São José.

Senhor do Bonfim – 7/9 – 9h00 – concentração ao lado da Igreja Nossa Senhora de Fátima, Bairro Alto da Maravilha, abertura com roda de conversa e depois caminhada no bairro.

Vitória da Conquista – 7/9 – 8h00, no Gripário – Av. Regis Pacheco.

CEARÁ

Fortaleza – 7/9 – às 8h30 – concentração Avenida Jornalista Tomaz Coelho, 2050, Praça Antonio Correia; Caminhada pelas ruas do bairro até à Praça da Igreja Matriz de Messejana, em Fortaleza.Além de trazer todos os gritos de grupos e pessoas com quem as pastorais sociais, CEBS e organismos da Arquidiocese de Fortaleza e movimento populares e sociais trabalham, o Grito quer denunciar todos os tipos de violências contra as juventudes das periferias, as mulheres e homens trabalhadoras e trabalhadores, especialmente a luta das mães do Curió, cujos filhos foram assassinados na Chacina em novembro de 2015.

Crato – 7/9 – 8h00 – Concentração Praça São Vicente; Café da manhã partilhado

Diocese de Iguatu – 9/9 – 7h30 – Concentração Praça dos Redentoristas no Prado.

Limoeiro do Norte-Jaguaruana – 7/9 – 6h00 – concentração Capela do Tabuleiro.

Tauá –8/9 – 17h30 – Anfiteatro do Parque da Cidade. Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Comitê Popular de Luta de Tauá, Levante Popular da Juventude e Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares.

MARANHÃO

São Luís (Arquidiocese) – 5/9 – 15h00 – concentração na Praça Deodoro.

Maranhão: Dia 05 e 06/9 – Ativismo digital nas redes sociais; 7/9 – ATO político realizado em vários municípios da região.

Bacabal – em preparação.

Barreirinhas –Rodas de Conversa nas comunidades, com a articulação do STTR, Colônia de Pescadores, Paróquia. Atividades do STTR e Colônia para fazer mobilização de lideranças. Tentamos incluir a temática do Grito na Celebração da Igreja Matriz, mas não conseguimos nos articular suficientemente. A pretensão é continuarmosnos mobilizando antes e depois do dia 07 de setembro.

Brejo – 4/9 – 19h00 – Fórum em Defesa da Vida do Baixo Parnaíba Maranhense fará o Lançamento Virtual do 29° Grito, que será transmitido via YouTube no canal da Diocese de Brejo. Com Martha Bispo, secretaria da CNBB Regional NE V e Rosilene Wansetto, do JSB e Coordenação Nacional do Grito.

Grito de Caxias – 29/09- 18h00.

Timon – 07/09 – as 7h00 – concentração na comunidade N. Sra. Aparecida, mutirão, sendo 1ª parada – Paróquia Menino Jesus de Praga, em frente à escola Ney Rodrigues e Horta do Mutirão – tema terra e meio ambiente; 2ª parada – Paróquia dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo – próximo ao mercantil do Povo na Av. Luís Firmino de Souza, tema: Trabalho e Moradia. 3ª parada – Paróquia São Francisco – próximo ao Hospital Regional Alarido Pacheco, tema: Educação e Saúde; 4ª parada – Paróquia Santo Antônio – próximo à Rua 16 na Avenida Luís Firmino, tema: transporte público; 5ª parada – Paróquia São José – Praça São Benedito, no Bairro São Benedito, tema: justiça e segurança pública (encerramento com apresentação feita pelos jovens).

PARAÍBA

João Pessoa – 4/9 – 17h00 – Plenária; 7/9em preparação.

Campina Grande – 7/9 – 9h00 – Praça Clementino Procópio.

PERNAMBUCO

Recife – 4/9 – 14h30 – Plenária Sede do MTC; 7/9 – 9h00 – concentração no Parque 13 de Maio, próximo à sede da Câmara de Vereadores e Faculdade de Direito, centro; 9h30 – Abertura e mística; Caminhada até Pátio do Carmo, bairro Santo Antônio; Encerramento com mística e ciranda.

PIAUÍ

Teresina – 5/9 – 10h – Coletiva Imprensa, no Auditório Alegis. 7/9 –

Floriano – 04/09 – 19h00 – Câmara Municipal Apresentação da temática do Grito dos Excluídos, utilizando o dia de Comemoração Municipal do Terço dos Homens. Distribuição de panfletos informativos (sindicato); 05/09: Live Regional pela TV Nestante sobre o a temática do Grito; 7/09 – mobilização do Grito online; 09/10 – Reunião avaliação do Grito.

Parnaíba (Diocese) – em preparação

Picos – 6/9 – 7h00 – Missa de abertura na Igrejinha Sagrado Coração de Jesus 8h00 – Marcha (caminhada) até à Câmara Municipal; 9h00 – Audiência Pública na plenária da Câmara Municipal.

RIO GRANDE DO NORTE

Mossoró – 4/9 as 16h, roda de conversa no CF8; 6/9 – às 10h – Pré Grito do IFRN; 7/9 – ato político – desfile cívico com confraternização no encerramento da ação.

SERGIPE

Aracaju – 3/9 – Live você tem fome e sede de que? Com Irenir Jesus e Romero Venâncio; 7/9 – 8h00 – concentração Praça Olímpio Campos, em frente à Catedral Metropolitana; 9h00 – Ato Interreligioso; em seguida caminhada até Av. Barão de Maruim, atrás do desfile cívico. EGIÃO CENTRO-OESTE

REGIÃO CENTRO OESTE

GOIÁS

Goiânia (Arquidiocese) – 4/9 – 17h30 – Dialogando online/Fórum Goiano, Com a presença especial de Pe. Júlio Lancelotti, representantes de movimentos sociais e da Arquidiocese de Goiânia apresentam e denunciam a bruta realidade econômico-social do estado de Goiás; Crianças da Ocupação Paulo Freire gravam vídeo pelo Direito de Morar; 7/9. Concentração 8h30, próximo à ocupação Paulo Freire e Ocupação Solar Ville.

MATO GROSSO

Cuiabá – 1º/9 – 7h30 – saída da sede do INCRA (CPA-Cuiabá) – Romaria da Terra e da Resistência Camponesa; 7/9 – 16h00 – Bairro Jardim União.

Cáceres – Grito do Pantanal

Rondonópolis – 7/9 – das 8h30 às 10h30 – Roda de Conversa, no Cepa da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga.

MATO GROSSO DO SUL

Campo Grande

Dourados – 7/9 – 8h – concentração em frente a Escola Abigail Borralho, entre a Rua Marcelino Pires com General Osorio, entrará no desfile oficial entre as 10h00 e 11h00. Comitê de Defesa Popular de Dourados com mais de 30 representações.

REGIÃO SUDESTE

IÃO SUDESTE

ESPÍRITO SANTO

Vitória – 7/9 – 8h00 – concentração na Praça do Portal da Ilha do Príncipe; Lavagem da escadaria do Palácio Anchieta, em protesto contra a fome, a desigualdade e a violência policial.

Colatina – 7/9 – 8h30 – Concentração Praça do Sol; 9h00 – Carreata solidária até à Comunidade Maria Ortiz – Distrito de Baunilha; 10h00 – Celebração ecumênica, com ônibus e carona solidária e lanche partilhado.

São Mateus – 7/9 – 14h00 – Sítio Histórico Porto de São Mateus, com arrecadação de roupas masculinas.

MINAS GERAIS

Belo Horizonte – 7/9 – Concentração na Praça Vaz de melo, próximo ao metrô da Lagoinha, às 10h – saída em Marcha Popular Fora Zema.

Caxambu– 7/9 – 9h00 – Concentração Praça 16 de Setembro; Caminhada – 11h00 – até a Praça da Policlínica; Ato Movimento Artístico Cultural, com ensaio aberto da Zambanda e cortejo pelas ruas da cidade. Encerramento – 12h00 – pista de skate.Reúne as cidades do Circuito das Águas (São Lourenço/Baipendi/Auruoca).

Congonhas – 7/9 – 8h00 – Praça da Matriz Nossa Senhora Conceição, reúne as cidades que compõem a Arquidiocese de Mariana.

Esmeralda – 7/9 – 8h30 – Concentração Praça Getúlio Vargas.

Governador Valadares

Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano tem uma programação:

João Monlevade – 29/8 – 17h00 – pré grito – Audiência pública na Câmara Municipal.

Ipatinga – 30/8 – 16h00 – Concentração Praça da Bíblia, centro local do Monumento do Massacre, ocorrido na cidade, em 7 de outubro 1963, seguida de caminhada, de onde seguirão para a Audiência Pública com os diversos gritos.

Ipatinga – 04/8 – 18h30 – pré grito – Audiência pública na Câmara Municipal.

Itabira – 4/9 – 18h30 – Audiência pública na Câmara Municipal.

Ipatinga – 7/9 – 8h00 – Grande Grito – concentração Estação ferroviária, 9h00 – abertura oficial convocação para a caminhada e as 12h encerramento com gritaço na Praça em frente a Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Rua Caetés, 495, Falas durante a caminhada, místicas, cantorias e encerra com a partilha do almoço.

Itaobim e Medina – Grito depois do dia7/9.

Jequeri – de 11 a 31/08 realizaram diversas rodas de conversa nos setores São Vicente, Centro Jequeri, Pouso Alegre, Piscamba, Grota, Ramos, Jequeri; 03/09 – Realizaram o 2º Grito, às 8h – concentração Praça Senador – Rua Antônio Martins – 9h00 caminhada e celebração João Bosco Galais.

Juiz de Fora – 7/9 – 8h30 – Concentração Av. Rio Branco entre a Av. Itamar franco e Oscar Vidal. CUT MG REGIONAL ZONA DA MATA, várias entidades e partidos políticos de esquerda com presença confirmada.

Montes Claros – 7/9 – 8h00 – Concentração em frente Fábrica de Café 3 corações – Cidade industrial, pelo segundo ano estaremos nas periferias.

Pouso Alegre – 7/9 – 9h00 – Praça Senador José Bento, em frente Catedral Metropolitana; Caminhada na Av. Dr. Lisboa, na sequência do desfile cívico-militar.

Uberaba

Uberlândia – 7/9 – 9h00 – Praça Nossa Senhora Aparecida, bairro Aparecida, com arrecadação de alimentos não perecíveis que serão destinados às cozinhas comunitárias da cidade.

RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro – 4/9 – 19h00 – Jubileu Sul Brasil e Central de Movimentos Populares realizam Pré-Grito local da Pequena África, no Espaço Malungo; 7/9 – 9h00 – Esquina da Uruguaiana com Presidente Vargas. A partir das 16h00, O Samba brilha com todos os excluídos e excluídas – Bar Pingo de Ouro, Cinelândia.

Petrópolis – 7/9 – 9h00 – Concentração Bosque do Imperador.

SÃO PAULO

São Paulo – 7/9 – 9h00 – Praça Oswaldo Cruz/Paulista; Caminhada até Ibirapuera – contra o genocídio do povo negro, indígenas e quilombolas, contra a privatização da Sabesp, em defesa do SUS, pelo fim da violência contra as mulheres, pela prisão de Bolsonaro.

São Paulo – 7/9 – 8h00 – Café com as irmãs e irmãos em situação de rua, 9h30 – Praça da Sé – Ato público. Haverá coleta de roupas, sapatos e alimentos no local. [09:40, 04/09/2023] Ari Lili: 8h café da manhã

Aparecida – 7/9 – 06h00 – Concentração dos romeiros/as e manifestantes do Grito na Praça Nossa Senhora Aparecida, em frente à Basílica Histórica, onde haverá mística; 07h30 – Início da caminhada até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Percurso: Monte Carmelo, Travessa Cônego Henrique, Rua Oliveira Braga, Rua Maestro B. Barreto, Av. Getúlio Vargas, atravessando a rodovia de ligação BR 488; 08h20 – Chegada ao Santuário / Celebração do Grito; 09h00 – Missa celebrada por Dom Reginaldo Andrietta e transmitida ao vivo pela TV Aparecida.

Barretos – 7/9 – 17h00 – Catedral.

Campinas e região – 7/9 – 9h00 – Concentração Praça Largo do Pará

Guarulhos (Diocese) – 2/9 – 9h00 – concentração em frente à prefeitura/ Fome e sede em relação à saúde; Caminhada até o Hospital Municipal para um abraço.

Jaboticabal – 2/9 – no Horto florestal Guarani, com a participação da pastoral dos migrantes da diocese de Jaboticabal

Louveira – 7/9 – 9h – Celebração do Grito na Paroquia N. Sra. Mae dos Homens, presidida por Dom Arnaldo Carvalheiro Netos (reúne a Diocese de Jundiaí)

Mauá – Romaria a Pé – 01/9 – Saída da Paróquia São João Batista de 24 caminhantes e mais quaro pessoas de apoio. Chegada em Aparecida/SP – 5/9 – entre 11 e 12 horas.

Mogi das Cruzes/Região Alto Tietê/SP – 7/9 – 8h30 (falas); 9h00 – Missa; Café; Caminhada até Praça Cívica; Ato Público contra micropolítica do governo estadual, contra pedágio na Mogi-Dutra, contra privatização da Sabesp e outras.

Santos/Baixada Santista – 7/9 – 9h00 – Concentração Paróquia Sagrada Família, Praça Bruno Barbosa, Castelo; 9h30 – Ato Inter-religioso, na proposta da Cultura e Paz; 10h00 – Abertura das falas quatro grupos; 10h15 – Reflexão Mães de Maio; 10h30 – Abertura para falas 4 grupos, coletivo ou movimento; 10h45 – Rodas de Conversa: Violências – Claudia Bernardo, Salete Santos, Yvie Favero, mães de maio, Juros Altos – Eliza Riesco, Célia Amado, Trabalho, emprego e renda – Carlos Riesco, Eneida Koury; 11h30 – Abertura para falas 4 grupos, coletivo ou movimento; 11h45 – Caminhada – proposta de 3 paradas com fala de dois representantes daqueles que participaram das rodas de conversa; 12h15 – Encerramento; Gesto Concreto: Alimentos não perecíveis.

São Bernardo do Campo – 7/9 – 8h00 – Missa Igreja Matriz de São Bernardo do Campo; 9h00 – Café e esquenta; Caminhada até à sede do Projeto Meninos e Meninas de Rua, Rua Jurubatuba, com atividades culturais e lanche.Atividade reúne a região do ABCDMRR.

São Sebastião – 7/9 – 9h30 às 18h30, Clube Portal da Olaria, Rua da juventude, 35, com Mesas de debates; Feira Agroecológica; Ato público e apresentação musical, é organizado pelo Coletivo Caiçara (reúne as cidades do litoral norte – São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba)

São José dos Campos – 7/9 – 8h00 – Em frente Matriz São José, no centro. Sede de derrubar a Lei 651 que permite que o prefeito junto com a polícia derrubarem casas sem liminar.

Pradópolis

Taubaté

EGIÃO SU

REGIÃO SUL

PARANÁ

Curitiba – 7/9 – 8h00 – Concentração no Centro de Formação Santo Dias, Vila Torres; Café; Caminhada até a Casa de Passagem e Cultura Indígena. Com movimentos sociais, sindicatos, associações, moradores da região, povos indígenas, Igrejas e religiões num claro objetivo de denunciar a fome no Brasil, e tendo a conquista da segurança alimentar como pré-requisito da dignidade humana, democracia e soberania nacional. Trazer 1kg de alimento não perecível para doação para os Povos Originários. Terá venda de Artesanatos indígenas e produtos da economia popular solidária.

Campo Mourão – realizarão algumas rodas/atividades de escuta dos gritos, diversos seguimentos e dessa escuta um documento para a promotoria pública e órgãos oficiais, e atos marcados para outubro – novembro.

Maringá – 6/9 – 14h00 – Tenda do 29º Grito no Estacionamento do Terminal Intermodal; 17h00 – Ato público. Arrecadação de alimentos para a Ocupação Dom Helder Câmara – um ano de resistência.

Matinhos – 4/9 – Roda de Conversa – 19h00; 7/9 – 1º Grito – concentração 7h30, na praça central (reúnem as cidades do litoral de Pontal do Paraná e Paranaguá-Este).

SANTA CATARINA

Blumenau – 7/9 – 8h concentração na Praça do Teatro Carlos Gomes, Rua Pres. John Kenedy.

Chapecó – pediu material

Gaspar –

Joinville – 3/9 –20h00 – Dia D, roda de conversa; 7/9 – das 14 às 17h, Paróquia São Miguel Arcanjo, Paranaguamirim (Rua Paulo Roberto Anastácio, 1170).

Lages – 2/9 – Ato público – calçadão da Praça João Costa; Rodas de Conversa agosto e setembro – comunidades e entidades – Centro Social Santo Antônio (26/8), Bairro Araucária (31/8), Caritas-Leoni (4/9), Lorival bet-Caritas (11/9), Guarujá-Giovani (16/9), Ferrovia-Elisete (23/9), Setor Juventude, Morro da Cruz (29/10); Audiência pública Câmara Municipal – 24/11.

São Miguel D´Oeste –

Tubarão – preparando

RIO GRANDE DO SUL

Porto Alegre – 2/9 – 14h00 – pré Grito no modulo da Praça da Vila Barracão, no bairro Cruzeiro é grande bairro popular Porto Alegre.

Canoas – 30/8 pré grito.

Pelotas – 5/9 – Pré Grito. 7/9 – 10h00 – Grito Unificado no Largo do Mercado Público, com participação de crianças e seus gritos, poesias, música e falas; oficina de cartazes e ensaio de ações culturais; 11h30 – Caminhada ao redor da praça; e retorno ao Largo com um abraço coletivo. 30/09 – 19h – Celebração e Sopão comunitário – catedral do Redentor – Telles 711.São Leopoldo – 7/9 – Grito Metropolitano – 8h30 – Concentração Palquinho Estação São Leopoldo Trensurb; Caminhada até a Comunidade Ocupação da Steigleder/MNLM, onde vivem 211 famílias, muitas sobrevivem com reciclagem e onde funciona uma cozinha solidária. Haverá várias paradas onde serão apresentados gritos diversos: juventude, vítimas das mudanças climáticas, da população em situação de rua e encarcerada, lgbtquia+, mulheres, migrantes e povos originários e população negra, por educação, saúde e trabalho, pela democracia. Encerramento: Ato inter-religioso e almoço solidário.

Autor