Plebiscito pressiona contra a privatização da Sabesp, Metrô e CPTM

Objetivo é reunir o máximo de apoio contra a liquidação do saneamento e transporte público paulista; Campanha lançou site onde é possível ver os pontos de votação

Padre Julio Lancellotti participa do plebiscito. Foto: Sindicato dos Metroviários de São Paulo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) já anunciou o modelo de privatização para ceder o controle da Sabesp para a iniciativa privada. Do mesmo modo contratou estudos para avaliar a possibilidade de privatizar as linhas do Metrô e CPTM que são controladas pelo estado. No entanto, esses sucessivos avanços sobre bens públicos essenciais sem que existam motivos plausíveis para tamanha liquidação do patrimônio paulista é acompanhado de perto pela população.

No dia 5/9, na quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo, foi lançado o “Plebiscito contra a privatização da Sabesp, Metrô e CPTM”. A iniciativa liderada pelo Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo) e pelo Sindicato dos Metroviários de São Paulo, com o apoio das Centrais Sindicais e movimentos sociais, visa alertar a população sobre os riscos da venda do seu patrimônio e reunir apoio por meio da coleta de votos.

O plebiscito vai até 5 de outubro, com urnas para votação espalhadas pelo estado de São Paulo. Nesta quarta-feira (13), foi lançado o site oficial da ação e por lá é possível verificar todos os pontos de votação. Existem urnas nas cidades de Araçatuba, Presidente Prudente, Ourinhos, Bauru, Marília, Sorocaba, Campinas, Guaratinguetá, Ribeirão Preto, São Carlos, Santos, Itapeva, Jundiaí, entre outros.

Leia também: Prefeituras são alertadas sobre os riscos da privatização da Sabesp

Na capital paulista é possível encontrar urnas para participar do plebiscito e manifestar contrariedade à sanha privatista nas estações de metrô Brás, Artur Alvim, Jabaquara e Corinthians-Itaquera, nas estações de trem Osasco, Grajaú e São Caetano (postos volantes, confirme antes a presença deles), além de urnas nas sedes dos Sintaema, do Sindicato dos Metroviários, do PCdoB, e mais uma dezena de lugares.

É possível também solicitar um ponto de votação pelo site por meio de um cadastro, que reúne também materiais informativos da campanha.

Leia também: Privatização da Sabesp prejudicará toda a população de SP, diz Faggian

Na próxima sexta-feira (15), o coletivo de comunicação contra a privatização da Sabesp promove uma coletiva de imprensa com Helena Maria da Silva, vice-presidenta do Sintaema, e Amauri Pollachi, diretor do Observatório Ondas, que debaterá a movimentação do plebiscito com jornalistas de mídias progressistas.