Câmara de SP cassa mandato do vereador Camilo Cristófaro por racismo

Com a decisão o ex-vereador fica inelegível nos próximos oito anos. Vereador foi flagrado dizendo “(…) não lavaram a calçada … é coisa de preto, né?”

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A Câmara Municipal de São Paulo cassou nesta terça (19) o mandato do vereador Camilo Cristófaro (Avante) por ter feito falas racistas durante uma sessão de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), em maio do ano passado.

Com a decisão do Plenário. ele perde o mandato por quebra de decoro parlamentar e ficará inelegível pelos próximos oito anos.

A perda de mandato de Cristófaro foi aprovada por 47 dos 55 vereadores, com cinco abstenções, uma ausência e nenhum voto contrário. De acordo com a Câmara de Vereadores de São Paulo, esta foi a primeira vez que um vereador perdeu o mandato por racismo.

Em maio de 2022, Cristófaro participava de forma remota de uma sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Aplicativos, na Câmara Municipal de São Paulo. Com o microfone aberto, o então vereador foi flagrado dizendo: “Eles arrumaram e não lavaram a calçada. É coisa de preto, né?”.

A vereadora Luana Alves (PSOL) escutou e denunciou a fala racista. A reunião chegou a ser interrompida em seguida, após a frase ter sido escutada no sistema de som da Câmara.

Durante a sessão, Cristófaro se defendeu da acusação, dizendo não ser racista. “Nunca fui chamado de racista por qualquer canto em que eu ando nessa cidade”, disse ele. “Gozado um vereador racista que tem na sua equipe de gabinete mais do que qualquer outro vereador: 60% de negros”, alegou.

Cistófaro, no entanto, já chamou o vereador Fernando Holiday (PL) de “macaco de auditório”. Em outro caso, o ex-vereador chegou a gravar um vídeo para criticar George Hato (MDB), de ascendência asiática, realizando gesto pejorativo, puxando os olhos com as mãos.

Autor