Indústria de defesa recebe R$ 238 mi do MCTI, da Defesa e do Finep

É a maior subvenção econômica já destinada à indústria de defesa pelo FNDCT

A ministra Luciana Santos Foto: Luara Baggi

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em colaboração com o Ministério da Defesa e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), celebrou uma parceria histórica nesta quinta-feira (21). O acordo contempla a contratação de 22 projetos de inovação, desenvolvidos por 25 empresas brasileiras do setor de defesa, totalizando R$ 238 milhões em investimentos provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Este montante representa o maior volume de subvenção econômica já direcionado à indústria de defesa pelo FNDCT.

A ministra Luciana Santos, titular do MCTI, enfatizou a importância do fomento à base industrial de defesa para garantir a segurança das terras indígenas, da população e do território nacional. Além disso, ela destacou que investimentos na indústria de defesa impulsionam as exportações de produtos de alto valor agregado e a geração de empregos qualificados, contribuindo para manter talentos no país. Luciana também ressaltou a estreita colaboração entre empresas do setor de defesa e instituições de ciência, tecnologia e inovação, especialmente aquelas ligadas às Forças Armadas.

Os 22 projetos selecionados pela Finep abrangem diversas áreas e tecnologias, incluindo propulsão aeroespacial, defesa cibernética e veículos não tripulados. Esses investimentos prometem melhorar as capacidades operacionais das Forças Armadas, fortalecendo a soberania nacional.

O ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, afirmou que este edital representa um marco histórico para fortalecer a Base Industrial de Defesa, estimulando o avanço tecnológico e fortalecendo a parceria entre os setores de defesa, indústria e academia. Ele também enfatizou a relevância do setor de defesa, responsável por 4,8% do PIB brasileiro e por 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos no país.

Celso Pansera, presidente da Finep, destacou que esta iniciativa representa a retomada dos investimentos e da industrialização no Brasil. Ele enfatizou a maturidade do sistema de Base Industrial de Defesa e o potencial das Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) envolvidas nesses projetos, o que promete impulsionar significativamente a capacidade do Brasil de produzir e exportar produtos.

Essa iniciativa também está alinhada com uma das missões estabelecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) para a elaboração da nova política industrial, que visa a incentivar tecnologias de interesse para a soberania e a defesa nacionais. A ministra Luciana Santos enfatizou que o MCTI e a Finep estão totalmente comprometidos com a implementação dessa nova política industrial, e o anúncio desse volume recorde de recursos de subvenção econômica demonstra esse comprometimento.

Esta parceria representa um avanço significativo na capacidade de inovação e na segurança nacional do Brasil, ao mesmo tempo em que fortalece a indústria de defesa do país e promove o desenvolvimento tecnológico e econômico.

Autor