Comitiva do governo federal visita áreas atingidas por ciclone no RS

Grupo foi recebido pelo governador Eduardo Leite (PSDB) em Lajeado para uma reunião que vai discutir a reconstrução das cidades atingidas pelas enchentes após passagem do ciclone

A primeira-dama Janja junto a representantes do Governo Federal e do Governo do Rio Grande do Sul visitam regiões afetadas pela tragédia das enchentes no estado | Foto: Cláudio Kbene

Uma comitiva de ministros do Governo Federal chegou ao Rio Grande do Sul na manhã desta quinta-feira (23) para visitar as áreas afetadas pelas enchentes após a passagem de um ciclone extratropical na primeira semana de setembro. O grupo foi recebido pelo governador Eduardo Leite (PSDB) em Lajeado para uma reunião de trabalho que vai discutir a reconstrução dos municípios atingidos.

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, que faz parte da comitiva, publicou um vídeo sobrevoando a região de Porto Alegre. A visita dela ao estado ocorre em meio a críticas direcionadas ao presidente Lula (PT) por não ter viajado para visitar as áreas atingidas. Lula passará por uma cirurgia no quadril direito nesta sexta-feira (29), o que o impedirá de viajar nesta semana, seguindo recomendações médicas.

Leia também: Governo antecipa benefícios a municípios atingidos por ciclone

“Começando a quinta-feira no Rio Grande do Sul! Sobrevoamos Porto Alegre, que foi atingida pelas fortes chuvas dos últimos dias, e observamos os estragos causados pela maior cheia do Rio Guaíba desde 1941”, escreveu Janja nas redes sociais.

As fortes chuvas dos últimos dias causaram danos significativos em Porto Alegre e outras regiões do estado, marcando a maior cheia do Rio Guaíba desde 1941. Somente no Vale do Taquari, área mais afetada pelos ciclones, 50 pessoas morreram e mais de 20 mil estão desalojadas.

Inicialmente, a comitiva do governo federal estava programada para visitar o Rio Grande do Sul na quarta-feira (27). No entanto, Lula adiou a viagem dos ministros para se reunir com o governador Eduardo Leite (PSDB) em Brasília, onde assinou uma medida provisória liberando R$ 1 bilhão em empréstimos para auxiliar na recuperação econômica das cidades afetadas pelas enchentes.

Leia também: Ministério das Cidades destina 1,5 mil moradias para vítimas das enchentes

As medidas foram publicadas na noite desta quarta-feira (27) em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Os empréstimos, segundo o governo, vão ser feitos, principalmente, via Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e via Banco do Brasil.

Janja iniciou sua agenda ao lado de Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, visitando o Ginásio Ito João Snel, em Estrela, que abriga provisoriamente mais de 700 pessoas desalojadas devido às enchentes.

No local, a primeira-dama também participou da entrega solidária de parte das 20 mil cestas básicas disponibilizadas pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em parceria com a Mesa Brasil (SESC), para crianças e famílias atingidas.

Já em Muçum, a Janja testemunhou os estragos causados pelas chuvas e pela crise climática. A primeira-dama e a comitiva conversaram com moradores e estiveram na Escola Municipal Castelo Branco.

Além de Janja e Paulo Pimenta, os ministros Waldez Góes, da Integração e do Desenvolvimento Regional, Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, também participam da comitiva, assim como técnicos das pastas da Saúde e Educação, do Banco do Brasil, da Caixa e do BNDES.

Leia também: Ciclones Extratropicais: por que o Sul do Brasil é suscetível a esses fenômenos?

Em Lageado, no Vale do Taquari, estão previstas reuniões sobre medidas de crédito, sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e sobre Fomento Rural. Também deverão ser discutidas ações voltadas para as áreas de educação, saúde e assistência social, e sobre o Minha Casa Minha Vida, todas elas em pról da reconstrução dos municípios afetados pelas enchentes.

“A Janja vai estar conosco para olhar de perto e anunciar outras medidas. Junto com vários ministros, nós vamos fazer um balanço daquilo que já foi feito com o governador e com as prefeituras. (São) Novas medidas que serão evidentemente anunciadas na quinta-feira por nós”, disse o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, nas redes sociais.

__

com informações de agências

Autor