Inscrições para o Prêmio de Popularização da Ciência vão até 10 de outubro

Iniciativa visa promover a divulgação da Ciência e Tecnologia e fomentar a participação de jovens em atividades de comunicação da ciência

Imagem: reprodução/Sobrevivendo na Ciência

Estão abertas as inscrições para a 6ª Edição do Prêmio de Comunicação e Popularização da Ciência do Mercosul. Até o dia 10 de outubro, pofissionais e estudantes de jornalismo, fotografia, pesquisadores amadores e divulgadores da ciência têm a oportunidade de participar dessa iniciativa, promovida pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CONACYT) e pela Reunião Especializada de Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT), com o apoio da UNESCO.

A premiação tem como objetivo incentivar a comunicação da Ciência e Tecnologia (C&T), além de estimular a participação ativa de jovens em atividades de divulgação científica. Os trabalhos podem ser submetidos em três modalidades: “Escrita” nas categorias júnior (de 18 a 24 anos) ou profissional, “Fotográfica”, e “Redes Sociais” na categoria júnior/amador (a partir de 18 anos).

Para este ano, foram definidos três temas centrais: o poder da água, as sementes que alimentam e a luta contra o arbovírus (vírus transmitidos por artópodes). Os participantes devem ser cidadãos ou residentes de um dos países membros ou associados do Mercosul e submeter seus trabalhos em espanhol ou português.

Os requisitos gerais incluem não ter obtido o primeiro lugar na mesma modalidade da edição anterior e apresentar projetos de autoria pessoal, com exceção da categoria “redes sociais”, que permite a autoria de representação de grupo de pesquisadores ou organizações dedicadas à divulgação da C&T.

Serão premiados os primeiros lugares de cada categoria, bem como os segundos e terceiros colocados. Na modalidade escrita, a categoria profissional receberá Gs 7.000.000 (cerca de R$ 4,8 mil), enquanto a categoria júnior receberá Gs 5.000.000 (cerca de R$ 3,4 mil). Além disso, a edição fotográfica e de mídia social também concedeu premiações no valor de Gs 5.000.000.

Os trabalhos devem ser submetidos por meio do Sistema de Aplicação de Instrumentos (SPI) do CONACYT até 10 de outubro. Esta é uma oportunidade excelente para celebrar o conhecimento, a criatividade e o compromisso com a divulgação da ciência, enriquecendo o cenário científico do Mercosul.

Para mais informações, acesse o regulamento em português aqui. Os candidatos também podem enviar suas dúvidas para o e-mail: [email protected]

__
com informações do MCTI

Autor