Fortaleza é o primeiro do Nordeste na final de um grande torneio sul-americano

Equipe bateu o Corinthians e disputará a final da Copa Sul-Americana. Antes, somente o CSA disputou um título continental, da Copa Conmebol, porém a competição estava esvaziada

Foto: Fortaleza Esporte Clube

Na noite de terça-feira (3), 60.451 torcedores estiveram na Arena Castelão e assistiram pela primeira vez na história a equipe do Fortaleza alcançar uma final de torneio sul-americano.

O “Laion” bateu o Corinthians por 2 a 0 (gols de Yago Pikachu e Tinga) no jogo de volta da semifinal da Copa Sul-Americana. O jogo de ida havia ficado em 1 a 1 em Itaquera e agora a equipe do técnico Juan Pablo Vojvoda espera quem ficará com a vaga entre os equatorianos da LDU e os argentinos do Defensa y Justicia.

A grande final será disputada dia 28 de outubro em no Uruguai, no estádio Campus de Maldonado (Domingo Burgueño Miguel), próximo a Punta Del Este.

Foto: Fortaleza Esporte Clube

Momento mágico

Agora os atletas começam a preparação para alcançar a maior glória do clube que vem de um impressionante crescimento desde 2017, quando foi vice-campeão da série C do campeonato brasileiro. No ano seguinte, comandado por Rogério Ceni, a equipe venceu a série B, o primeiro título nacional do clube.

Em 2019, se manteve na série A e se classificou pela primeira vez para a Copa Sul-Americana do ano seguinte. Em 2020, o time brigou até o final contra o rebaixamento, mas se segurou na elite nacional.

Em maio de 2021, Vojvoda chegou para o comando da equipe e no mesmo ano classificou o Laion para a Libertadores de forma inédita, ao terminar o Brasileirão na quarta posição.

No ano seguinte, 2022, chegou nas oitavas da Libertadores e terminou o nacional em oitavo, classificando-se para a pré-Libertadores.

Leia também: Quando o centroavante da Seleção enfrentou a ditadura

Neste último período, o Fortaleza venceu o campeonato cearense cinco vezes consecutivas (2019 a 2023) e a Copa do Nordeste duas vezes (2019 e 2022).

Parte dessa trajetória vencedora é atribuída ao presidente Marcelo Paz, no cargo desde 2017 e que deve ficar até 2024. A gestão contrariou a lógica do futebol brasileiro ao valorizar trabalhos longos como o de Ceni e Vojvoda no comando técnico da equipe e por prezar pela sustentabilidade econômica do clube, com dívidas baixas e controladas.

Nordeste

O feito de alcançar a final inédita em um dos grandes torneiros do continente (Libertadores e Sul-Americana) evidencia o grande trabalho de uma equipe nordestina.

Na Copa Sul-Americana, somente às quartas havia sido alcançada por equipes do Nordeste: Sport (2017), Bahia (2018 e 2020) e Ceará (2022). No ano de 1999, o CSA (Alagoas) disputou a final da Copa Conmebol e perdeu para o Talleres, da Argentina. 

Leia também: 41,8% dos jogadores negros já sofreram racismo no Brasil, diz estudo

Na época o torneio era considerado como uma segunda competição sul-americana, assim como a atual Copa que o Fortaleza tenta levantar a taça. No entanto, a Copa Conmebol estava esvaziada de equipes na disputa, sem critérios técnicos por participação, tanto que naquele ano foi a última edição. De qualquer maneira era uma competição oficial da entidade que comanda o futebol no continente, ainda que a Copa esteja extinta.