CBF corta Antony, que não deveria nem ter sido convocado

As investigações contra o atleta, acusado de agressões e ameaças pela ex-namorada, já eram de conhecimento de todos

Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

Ameaças e agressões físicas e verbais contra a ex-namorada fazem parte da denúncia contra o jogador da seleção brasileira e do Manchester United, Antony, de 23 anos, que foi desconvocado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) após o caso ser amplamente divulgado na mídia. No entanto, já era de conhecimento da cúpula da entidade a existência dos fatos desde o início do ano, quando as primeiras notícias surgiram.

Antony responde por violência doméstica contra a DJ e influencer Gabriela Cavallin, que tem uma medida protetiva contra ele. O inquérito que corre na Polícia Civil de São Paulo contém imagens de ferimentos sofridos por Gabriela e trechos de conversas em que o atleta atesta uma posição violenta com a sua então parceira.

O jogador utilizou as redes sociais para se defender. Disse acreditar nas investigações e somente assumiu ofensas verbais e que a relação não era saudável nos últimos tempos, negando as agressões.

Leia também: STJ nega recurso de Robinho e destrava julgamento do ex-jogador

No programa Fim de Papo do Uol Esporte, a jornalista Marília Ruiz falou sobre o caso: “[Na nota divulgada pelo Antony] ele admitiu agressão verbal. No Brasil a Lei Maria da Penha, que é a lei promulgada que defende as mulheres de vários tipos de violência, um dos seus artigos fala sobre violência psicológica e ela não está no mesmo nível de troca de agressão verbal entre homens e mulheres. Ao admitir esta violência, ele já admite violência. Neste caso da Lei Maria da Penha em relação à violência psicológica com mulheres e agressões verbais a pena é de seis meses a dois anos de reclusão caso não haja agressões mais graves, porque lá há uma dosimetria de pena para os tipos de agressão, dependendo da decisão de um juiz. Há um desconhecimento dele e staff dele que isto [agressões verbais] não pode também”, explicou Ruiz.

Em sua coluna no Uol, a jornalista Milly Lacombe definiu a convocação (agora revogada) como “aberração ética e moral”, pois as acusações antes de serem públicas já era “imensamente graves”.

Em nota, muito criticada nas redes, a CBF comunicou:

Em função dos fatos que vieram a público nesta segunda-feira (04/09), envolvendo o atacante Antony, do Manchester United, e que precisam ser apurados, e a fim de preservar a suposta vítima, o jogador, a Seleção Brasileira e a CBF, a entidade informa que o atleta está desconvocado da Seleção Brasileira.

Para o seu lugar, o técnico Fernando Diniz chamou Gabriel Jesus, que estava pré-selecionado em uma lista de 36 jogadores, enviada à FIFA.

O atacante disputaria no próximo dia 8/9 partida contra a Bolívia e no dia 21/9 contra o Peru pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Para o seu lugar foi convocado Gabriel Jesus.