Maioria dos brasileiros apoia prisão de golpistas do 8 de janeiro, aponta pesquisa

Levantamento CNT/MDA aponta que a maioria dos brasileiros, 63%, concorda com prisão dos réus por atos golpistas de 8 de janeiro.

Foto: Arquivo/Agencia Brasil

A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) em parceria com o instituto MDA, divulgou nesta terça-feira (3) pesquisa completa sobre a percepção dos brasileiros sobre o novo governo federal, aprovação do presidente Lula e as expectativas da população em comparação com o governo anterior, questionou ainda sobre temas conjunturais e atuação do Supremo Tribunal Federal (STF), entre outras questões como meio ambiente, drogas e política internacional.

O resultado da pesquisa destacou que a maioria dos brasileiros considera que os participantes da invasão nas sedes dos Três Poderes em Brasília no dia 8 de janeiro desse ano devem ser condenados à prisão: 63%. Os que discordaram das penas aplicadas pelo STF foram 24,1% dos entrevistados. Enquanto 12,7% disseram não saber avaliar. A maioria da população, 52%, afirmaram que tem acompanhado o julgamento no STF. (Fonte da imagem abaixo: CNT)

Leia também: Supremo Tribunal Federal condena mais três pelos atos golpistas de 8 de janeiro

Até o momento, cinco réus foram condenadas pelo envolvimento no 8 de janeiro. Foram as primeiras ações penais dos ataques golpistas a serem julgadas. As penas variaram entre 14 e 17 anos de prisão. Ao todo, o STF deverá julgar 1.345 bolsonaristas envolvidos nos atos golpistas por tentativa de golpe de Estado, associação criminosa armada, entre outros crimes.

Em âmbito geral, 30,9% consideraram a atuação do STF como ótima e boa, outros 30,3% disseram que o tribunal desempenha um papel “regular” e os que apontam descontentamento com a fase atual do STF somam 28,8% dos entrevistados.

Maioria acredita que Bolsonaro incentivou os atos golpistas

A pesquisa monitorou ainda a percepção dos brasileiros sobre o envolvimento do ex-presidente Jair Bolsonaro no estímulo ou não desses atos golpistas. Também formaram maioria os entrevistados que concordam com essa afirmação: 48%. Os que responderam que acreditam que o ex-presidente não incentivou os atos somam 24%.

A principal percepção divulgada pela pesquisa é que o governo Lula está se saindo melhor do que Jair Bolsonaro. As cinco áreas apontadas foram: combate à pobreza, economia, educação, meio ambiente e emprego.

Leia também: STF envia à PGR pedido para apurar os 18 milhões recebidos, via pix, por Bolsonaro

As expectativas para o Brasil nos próximos seis meses mostram otimismo para emprego, renda mensal, saúde e educação. Para 60% dos entrevistados, Lula está cumprindo ao menos parcialmente as promessas de campanha.

O levantamento foi realizado entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro de 2023 de forma presencial. Segundo o instituto, foram ouvidas 2.002 pessoas de todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança chega a 95%.

Autor