Time Brasil começa a chegar em Santiago para o Pan-Americano

Primeiros brasileiros chegaram segunda (16) na Vila dos Atletas. Jogos iniciam na sexta (20), com expectativa de quebra de recorde de medalhas do Brasil

Foto: Rafael Bello/ COB

Os atletas brasileiros que disputarão os Jogos Pan-Americanos de Santiago começaram a se acomodar, nesta segunda (16), na Vila dos Atletas, na capital chilena. Os jogos terão início após a realização da cerimônia de abertura no Estádio Nacional, nesta sexta (20).

O evento será disputado até o dia 5 de novembro, reunirá 41 países e cerca de 7 mil atletas. Das 58 modalidades em disputa, 11 são exclusivas do Pan e não farão parte dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

As delegações brasileiras dos times de beisebol, ginástica artística e saltos ornamentais foram as primeiras a pousar em Santiago, neste domingo (15), seguidos pela chegada dos atletas de badminton, basquete 3×3, ciclismo BMX, ciclismo MTB, escalada, levantamento de pesos, pentatlo, remo, skate, taekwondo, e tiro esportivo.

“Foi incrível a chegada na Vila. Tivemos uma reunião de boas-vindas com a equipe do COB, recebemos todas as informações. Fomos os primeiros de toda a delegação brasileira a chegar, então já conhecemos os quartos, começamos a provar os uniformes. É pouco tempo ainda, mas estamos adorando e agora é iniciar os treinos”, disse o saltador Rafael Fogaça, que, aos 19 anos, estreia em uma edição de Pan-Americanos.

A expectativa do Time Brasil é superar o desempenho no jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, quando o país conquistou 171 medalhas (54 de ouro, 45 de prata e 70 de bronze), ficando atrás no quadro geral apenas dos Estados Unidos, que conquistaram 293 medalhas (122 de ouro, 87 de prata e 84 de bronze).

O Brasil levará alguns de seus principais atletas para a capital chilena, como Rayssa Leal no skate street, Rebeca Andrade na ginástica artística, Marcus Vinicius D’Almeida no tiro com arco, as equipes masculina e feminina de handebol, o mesa-tenista Hugo Calderano, entre outros nomes de destaque.

A edição deste ano representa o maior número de vagas olímpicas da história. São 21 modalidades que dão vagas diretas para as Olimpíadas de Paris 2024, além de outras 12 que dão vagas indiretas, valendo pontos para o ranking ou índices (casos de atletismo e natação).

Saiba mais: Com Ginástica e Vôlei, Brasil alcança 105 vagas para Paris-24

Saiba mais: Governo cria GT para coordenar candidatura do Brasil à Copa do Mundo de 2027

Principais chances de ouro do Brasil

O Brasil reúne chances reais de ultrapassar o desempenho no Pan-Americano de 2019. Modalidades como skate street, ginástica artística, boxe, natação, handebol e judô estão entre as de maior expectativa para o ouro panamericano.

Confira abaixo os dias em que o Time Brasil tem chance de medalha:

20 de outubro

A Cerimônia de Abertura dos Jogos Pan-Americanos 2023 está programada para 20 de outubro, mas já teremos Brasil em ação com as primeiras rodadas do boxe – modalidade que distribuirá vagas Olímpicas de Paris 2024 na competição.

21 de outubro

Prata em Tóquio 2020 e campeã mundial de 2022, Rayssa Leal poderá garantir o primeiro ouro do Brasil na disputa. As finais do skate street tanto para homens quanto para as mulheres estão programadas para o dia 21.

22 de outubro

Depois de conquistar uma prata inédita no Mundial desta temporada, a equipe feminina de ginástica artística do Brasil competirá no Pan de olho em novas medalhas. A final da prova é uma das atrações do dia em Santiago.

23 de outubro

A natação promete distribuir medalhas douradas para o Brasil no Pan na noite do dia 23 de outubro. Entre as finais aguardadas estão os 800 metros masculino com Guilherme Costa e os 100m masculino com Guilherme Caribé.

24 de outubro

Este dia reserva as primeiras finais por aparelhos da ginástica artística nos Jogos Pan-Americanos 2023. A escalação da equipe brasileira ainda não foi definida, mas pode ser a chance de ver Rebeca Andrade na decisão das barras assimétricas e/ou salto.

25 de outubro

No último dia da natação, Beatriz Dizotti entra como uma das favoritas ao ouro na prova feminina de 1500m. Até hoje, apenas uma brasileira foi campeã dos Jogos Pan-Americanos na natação: Etiene Medeiros, com ouro nos 100m costas em 2015 e nos 50m livre em 2019.

26 de outubro

No tiro esportivo ocorrem as finais da prova de pistola 10m. Nesta prova o Brasil já tem uma vaga Olímpica assegurada e conta com um duelo entre Philipe Chateaubrian, que obteve essa cota para o Comitê Olímpico Brasileiro, e Felipe Wu, prata no Rio 2016.

27 de outubro

É o primeiro dia das finais do boxe nos Jogos Pan-Americanos 2023 e tem a categoria de Bia Ferreira. Além de buscar as medalhas de ouro, estar na decisão representa aos brasileiros obter uma cota Olímpica para Paris 2024 sem precisar disputar os torneios classificatórios no próximo ano.

28 de outubro

Teremos as primeiras categorias de peso do judô, com 60 e 66kg masculinos e 48kg, 52kg e 57kg femininos. É a chance de ver novos nomes que começam a ganhar espaço neste ciclo, como Willian Lima e Larissa Pimenta, com veteranas como Rafaela Silva.

29 de outubro

Na noite do dia 29 de outubro o Brasil espera ampliar ainda mais sua hegemonia no handebol feminino. Atual hexacampeã dos Jogos Pan-Americanos, a seleção feminina busca mais um título para também assegurar a vaga em Paris 2024.

30 de outubro

Se no dia 28 acontecem as finais dos pesos mais leves do judô, no dia 30 é a vez dos pesados – e com boas perspectivas para o Brasil. Com Rafael Souza, o Baby, entre os homens, e Beatriz Souza entre as mulheres, o país entra como forte favorito.

31 de outubro

Atenção toda especial para as pistas de atletismo com as finais da prova mais rápida: os 100m feminino e masculino. Depois de quebrar o sub-10 neste ano com Erik Cardoso e Felipe Bardi, o país sonha com resultados melhores no Pan.

1º de novembro

Dono de quatro medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos, Hugo Calderano pode obter mais uma conquista no dia 1º de novembro com as finais de simples. Melhor atleta do continente no ranking internacional, ele busca o tricampeonato na prova.

2 de novembro

Esporte que rendeu dois ouros e duas pratas para o Brasil em 2019, o triatlo novamente está entre as modalidades mais fortes do país. Manoel Messias, Miguel Hidalgo, Vittoria Lopes, Luisa Baptista e Djenyfer Arnold são os nomes confirmados na prova individual no dia 2.

3 de novembro

As medal races da vela estão programadas para começarem em 3 de novembro e o Brasil espera manter sua tradição no esporte. No primeiro dia, o país tem boas chances no iQFoil, modalidade em que o país já assegurou uma vaga Olímpica em Paris 2024. 

4 de novembro

O penúltimo dia dos Jogos Pan-Americanos 2023 representa uma grande oportunidade para o handebol masculino do Brasil. Depois de ficar fora da final na edição de 2019, o país quer estar na final para conquistar mais um título e assegurar a vaga Olímpica disponível.

5 de novembro

O último dia de competições traz a final individual e de dupla mista do tiro com arco. Líder do ranking internacional da modalidade e medalhista nas principais competições da temporada, Marcus Vinicius D’Almeida já afirmou que pretende ser campeão pan-americano.

Autor