Com 5.791 mortos, ataques aéreos vão muito além de Gaza

Números desproporcionais revelam quatro vezes mais vítimas do lado palestino, com bombardeios na Cisjordânia e na fronteira do Líbano

Equipes realizam operações de busca e resgate depois que ataques aéreos israelenses destruíram um prédio em Rafah

Nas últimas 24 horas, 704 palestinos foram mortos por ataques aéreos israelenses em Gaza, segundo o Ministério da Saúde no enclave sitiado. De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, mais de 2.000 crianças foram mortas em ataques israelitas desde 7 de outubro, o que é quatro vezes mais que o último conflito mais violento em 2014.

Os números mais recentes apontam para um número quatro vezes maior de mortos e feridos em território palestino, do que israelenses. No total, são 5.791 mortos e 16.297 feridos palestinos em Gaza, 96 mortos e 1828 feridos na Cisjordânia e 1.405 mortos e 5.431 feridos em Israel. Na última hora, o Hamas relata ter começado o maior bombardeio de mísseis em Tel Aviv, desde o início desta insurgência. Os alertas se espalham pela cidade até Ras al-Ein. Vários feridos foram relatados na cidade de Alfei Menashe.

As 140 mortes de palestinos em novos ataques aéreos israelenses ocorreram no campo de refugiados de al-Shati, no norte de Gaza, bem como nas cidades de Rafah e Khan Younis, no sul.

Há três horas, uma das ruas mais movimentadas de toda a Faixa de Gaza foi alvo. É hora do rush com tantas pessoas dentro de um mercado comprando tudo o que podiam para sobreviver. Dezenas de pessoas foram mortas com dezenas de feridos. Pouco depois, houve um ataque aéreo na cidade de Khan Younis – perto do Hospital al-Nasser.

Leia também: Crimes de guerra de Israel se acumulam, segundo organizações internacionais

Promessas irreais

O principal porta-voz militar israelense diz que o foco do bombardeio do exército é a cidade de Gaza e os distritos ao norte do enclave. “Continuamos a atacar lá com força e, para sua segurança pessoal, aqueles que não partiram – movam-se para o sul”, disse Daniel Hagari.

“Estamos construindo ali um esforço humanitário que permitirá a existência de condições”, acrescentou, sem dar mais detalhes. Embora o exército tenha repetidamente instado os residentes a evacuarem o norte de Gaza – causando o deslocamento de mais de um milhão de pessoas – continuou a bombardear as áreas do sul da faixa.

O exército israelense não age apenas em Gaza. Foi informada a detenção de pelo menos 32 pessoas na Cisjordânia ocupada, incluindo 18 membros do Hamas e um membro importante do grupo. Os ataques aéreos israelenses tiveram como alvo também vários locais no Líbano, incluindo Ramesh, Markaba, Houla, Shebaa e Kafr Shuba.

Cidades fronteiriças como Bustan, Thera e Dayareen foram evacuadas devido aos contínuos confrontos entre as forças israelitas e os combatentes do Hezbollah. Israel aumentou o uso de drones e intensificou os ataques de drones depois que combatentes do Hezbollah atacaram suas torres de vigilância na fronteira sul do Líbano.

Leia também: Itamaraty emite nota sobre situação em Israel e na Palestina

Com informações da Aljazira

Autor