Após pausa, troca de prisioneiros entre Hamas e Israel está mantida

A libertação de reféns foi atrasada por Israel dificultar entrada de ajuda humanitária em Gaza. 2º dia de trégua será retomado com troca de 39 palestinos e 13 israelenses

Chegada de prisioneiros palestinos libertados em ônibus da Cruz Vermelha. Foto: Anadolu

O segundo dia de libertação de prisioneiros entre Israel e Hamas, neste sábado (25), está mantido segundo informa a BBC após confirmação do porta-voz oficial do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Dr. Majed Al-Ansari.

Durante a manhã, a brigada Ezzedeen Al-Qassam comunicou a interrupção momentânea do acordo devido aos israelenses não cumprirem parte do trato mediado pelo Catar.

Com a confirmação de que o compromisso será mantido, espera-se que 39 mulheres e crianças palestinas sejam libertadas ainda neste dia 25 em troca de 13 israelenses e mais 7 estrangeiros.

Atraso

O braço armado do Hamas entendeu que Israel estava dificultando a entrada de caminhões com ajuda humanitária no norte de Gaza, situação prevista no acordo. Segundo a CNN, apenas 133 caminhões que entraram pela fronteira com o Egito haviam chegado ao destino, outros 340 esperam pela liberação de Israel na fronteira em Rafah.

Após ação dos intermediadores do acordo, a situação deve se normalizar com a expectativa que os caminhões cheguem ao norte de Gaza o quanto antes – o que fez o Hamas a manter a troca na data.

Leia também: Acordo com Hamas joga ônus da retomada da guerra sobre Israel

Ao total, o compromisso estabelece que ocorra a troca de 50 reféns pelo Hamas por 150 presos palestinos que estão sob o poder de Israel.

Na primeira troca, na sexta (24), o Hamas libertou 24 pessoas, sendo treze israelenses, dez trabalhadores tailandeses e uma pessoa das filipina, enquanto Israel libertou 39 palestinos.