ICIDCA ministra curso de Prospecção e Análise de Patentes da UFSB-UFBA

Instituto de Ciência Cubano avança na vanguarda da biotecnologia com o curso de Prospecção Patentária, liderada pelo economista e pesquisador Rilton Primo (PEI-UFBA).

Foto: reprodução/ICIDCA

No dia 7 de novembro de 2023, teve início no Instituto Cubano de Pesquisa de Derivados da Cana-de-Açúcar (Instituto Cubano de Investigações dos Derivados da Caña Açúcar – ICIDCA) o curso “Propriedade Industrial, Prospecção Patentária e Entorno Econômico das Tecnologias de Fronteira”, ministrado pelo economista e pesquisador Rilton Primo (PEI-UFBA).

Dividido em dois blocos, o programa abrange temas conceituais, legais e teóricos relacionados à inovação patenteável para, na sequência, exercitar aspectos prático-operacionais da cientometria, orientando os participantes sobre o uso de softwares de meta-análise em bases de dados públicas e privadas nacionais e estrangeiras, tais como INPI, Spacenet, Scopus, Web of Science e Orbit Intelligence.

Foto: reprodução

Originado na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) sob a liderança do Pesquisador Emérito Ricardo Kalid, o curso tem despertado interesse em programas de pós-graduação de diversas instituições, como IFBA, UESC, UFSB, UFBA e, agora, no ICIDCA. Este último, presidido pelo Dr. Manuel Ríos, agraciado com o Prêmio Nacional Carlos J. Finlay, destaca-se como um dos centros de pesquisa em biotecnologia mais proeminentes da região.

Rilton Primo, em suas palavras, enfatizou a importância da cooperação entre o ICIDCA, as Universidades Federais da Bahia e do Sul da Bahia, e a Universidade de Valladolid (UVA, Espanha). Essa colaboração resultou em avanços notáveis ​​na geração de bioprodutos de alto valor agregados a partir de espécies locais. O destaque vai para a proteção de policosanois, potentes antihipercolesterêmicos, da cera da cana de açúcar.

Foto: reprodução

“A cooperação com o ICIDCA através deste curso de prospecção complementa um ciclo de atividades de pesquisa de ponta para geração de bioprodutos de alto valor agregado a partir de espécies locais de cada país. Conhecer, de forma sistemática e rigorosa, o estado da arte das diferentes rotas de tecnologia verde – um dos objetivos deste curso – compreende um conjunto de técnicas decisivas à delimitação e superação das fronteiras da bioeconomia”, disse.

Rilton Primo ressalta que os resultados inovadores são frutos da análise criteriosa das patentes nesse segmento. Ele citou o visionário Che Guevara, afirmando que finalmente se cumpre a visão de que os derivados da cana de açúcar teriam tanta importância para a economia quanto ao próprio açúcar. Entre as linhas de inovação da ICIDCA, destaca-se o desenvolvimento de bioprodutos e biofertilizantes de relevância socioeconômica.

“Somos testemunhas desta época em que, 60 anos depois, cumpre-se enfim a aquilina visão de Che Guevara segundo a qual “…llegará el día en que los derivados de la caña de azúcar, tengan tanta importancia para la economía nacional como la que hoy tiene el azúcar”. E, de fato, entre as principais linhas de inovação do ICIDCA estão o desenvolvimento de bioprodutos e biofertilizantes de capital interesse socioeconômico”, falou.

__

Autor