Governo bolsonarista de Santa Catarina censura 9 livros em escolas

Entre os livros censurados nas escolas públicas estaduais estão: A Química entre Nós, Coração Satânico, Donnie Darko, Laranja Mecânica, Os 13 Porquês

Foto: Agência Catarinense de Notícias

A secretaria de Educação do estado de Santa Catarina enviou um ofício, na terça-feira (7), para que nove livros sejam retirados das bibliotecas de escolas públicas da rede. O estado é governado pelo bolsonarista Jorginho Mello (PL).

No início do ofício, a mensagem é: “Determinamos que as obras listadas abaixo sejam retiradas de circulação e armazenadas em local não acessível à comunidade escolar“.

O documento é assinado pelo supervisor regional de educação Waldemar Ronssem Júnior e pela integradora regional de educação, Anelise dos Santos de Medeiros.

Em comunicado à imprensa, a Secretaria informou que os livros não serão retirados, somente redistribuídos “buscando melhor adequar as obras literárias às faixas etárias das diferentes modalidades oferecidas na rede estadual de educação”.

Leia também: Cerca de 70% das violações à liberdade de expressão vieram do Estado, aponta FNDC

Entre os livros censurados constam obras de terror, dramas e obras que discutem temas sociais, comportamentais e de sexualidade – tabus para o bolsonarismo que a extrema-direita demoniza como forma de atiçar seus seguidores.

Confira a lista de livros censurados:

  1. A química entre nós, de Larry Young e Brian Alexander
  2. Coração satânico, de William Hjortsberg
  3. Donnie Darko, de Richard Kelly
  4. Ed Lorraine Warren: demonologistas – arquivos sobrenaturais, de Gerald Brittle
  5. Exorcismo, de Thomas B. Allen
  6. It: a coisa, de Stephen King
  7. Laranja Mecânica, de Anthony Burgess
  8. Os 13 porquês, de Jay Ascher
  9. O diário do diabo: os segredos de Alfred Rosenberg, o maior intelectual do nazismo, de Robert K. Wittman e David Kinney

“Censura é aberta e descarada”

A censura do governo de SC gerou inúmeras críticas e foi denunciada ao Ministério Público.

A vereadora de Criciúma (SC) e suplente de deputada federal pelo PCdoB-SC, Giovana Mondardo, criticou a medida nas suas redes sociais: “Sinopse: Durante seu mandato, o governador Jorginho Mello sobrevive censurando os livros. Com ajuda de seu Secretário Estadual de Educação, ele proíbe uma série de livros enquanto não investe em educação e se nega a valorizar os professores.”

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) comentou “censura é aberta e descarada” no X (antigo Twitter): “Aqui em São Paulo, o governo quis sair só Programa Nacional do Livro Didático; lá em Santa Catarina a censura é aberta e descarada. O bolsonarismo é grotesco, é uma manifestação orgulhosa da própria estupidez. Lamentável!”