Deputada Olívia Santana lança livro Mulher Preta na Política, em SP

A obra já foi lançada em quatro estados e em Paris. Segundo a autora, o livro é uma convocação para que mais mulheres negras adentrem o espaço da política

Na próxima quinta-feira (23.11), às 18h, no espaço Aparelha Luzia, em São Paulo, será lançado, durante o debate “A Superação da Invisibilidade da Mulher Negra na Política”, o livro “Mulher Preta na Política”, primeira obra da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB/BA). A atividade, realizada pela Secretaria Nacional de Mulheres do PCdoB, contará com a participação da secretária Nacional da Mulher do PCdoB, Daniele Costa, da deputada estadual Olívia Santana, da vereadora Luana Alves, de Cláudia Rodrigues, da UBM-SP e outras ativistas.

Realizado em parceria com a editora Malê, o livro é um relato pessoal, um documento histórico e um gesto de convocação para que mais mulheres negras adentrem o espaço da política. A obra já foi lançada em Paris, e no Brasil, já teve lançamento em Brasília, no Museu Nacional, Rio de Janeiro, no Museu do Amanhã, no Maranhão, na Praça dos Poetas, em São Luís, e na Bahia, na Casa Mulher com a Palavra, em Salvador, onde foi a obra mais vendida. Recentemente, a deputada teve seu livro lançado na Fundação Jean-Jaurès, em Paris, realizado pela organização Femmes de la Résistance, instituição que apoia mulheres migrantes.

Leia também: Flip 2023 começa nesta quarta, 22; veja destaques da programação

Na escrita, Olívia ressalta o quanto cada fragmento de experiência marca sua práxis política. Projetos de lei de sua autoria, como o que instituiu em Salvador o “Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa”, e que inspirou a lei nacional, têm conexão direta com a reverência que lhe despertou ainda na infância a liderança de Yá Feliciana, a energia de festa e respeito que circundava em seu terreiro. O compromisso de Olívia com a Educação, adquirida desde sua formação em Pedagogia, vem transversal em sua atuação tanto como gestora quanto como legisladora. O que encontra grande simbolismo na Lei Municipal de Incentivo ao Livro e à Cultura da Leitura, iniciativa do seu mandato, enquanto vereadora de Salvador.

Nem todos os relatos do livro, entretanto, apontam para vitórias e alegrias. Ser mulher negra na política também é confrontar-se, cotidianamente, com violências diversas, de isolamento, de não pertencimento e mesmo de retaliação. Em 2001, protagonizou a resistência a uma ação truculenta de policiais no campus de Direito da UFBA, e socorreu um jovem estudante ferido. Encontrar maiorias brancas e masculinas nos espaços de decisão também marca o desafio da sobrevivência diária, muitas vezes em meio a um ambiente de hostilidade e descredibilização.

O livro Mulher Preta na Política é para Olívia Santana um manifesto de suas escrevivências, conceito de Conceição Evaristo desenvolvido como uma articulação entre escrita e oralidade, possibilidade de transmitir uma história e também se curar das chagas da injustiça social através da palavra. Às intelectuais negras que a inspiram em sua jornada, como Carolina Maria de Jesus, Lélia Gonzalez, Luiza Bairros e Keeanga-Yamahtta Taylor, Olívia se soma na disputa de narrativas que a voz e a escrita de mulheres negras vêm travando com “os perigos da história única”, tão bem descritos por Chimamanda Ngozi Adichie no TED Talk, em 2009.

Autor