Fernando Morais assume agência internacional de notícias

O escritor é o primeiro brasileiro presidente da Inter Press Service (IPS) e estabeleceu como uma das prioridades o combate à desinformação

Foto: RBA

O premiado escritor Fernando Morais assumiu neste mês a presidência da Inter Press Service (IPS), agência internacional de notícias com 59 anos de serviços e jornalistas nos cinco continentes. O mandato de Morais será de três anos.

Na sua conta Morais coleciona clássicos nacionais como A Ilha, Olga e Chatô: o Rei do Brasil. Ele também é responsável pelas biografias Lula, volume 1 e volume 2 (programado para março de 2024).

Nesta semana o biógrafo foi recebido pelo presidente Lula que manifestou contentamento pela eleição do escritor pelos 13 diretores da agência para comandar a IPS.

Em entrevista à Agência Brasil, Fernando Morais ressaltou a oportunidade do desafio. “Uma agência que tem uma capilaridade no mundo inteiro e que nasceu na época do auge da Guerra Fria, no momento em que surgia também o movimento de países não alinhados, nações que mantinham uma distância dos Estados Unidos e União Soviética”.

Ele também apontou para a importância da cobertura que a IPS traz com olhar para o Sul Global e, sob sua gestão, com o aprofundamento ao combate à desinformação.

“Entendo que uma agência que tenha a respeitabilidade e a credibilidade que tem a Interpress pode dar uma grande contribuição na guerra contra a desinformação e contra a manipulação da informação”, disse.

A partir de 2024, a cidade de São Paulo passará a contar com um escritório da agência, segundo o jornalista e coordenador do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Carlos Tibúrcio, que participou da audiência com Lula como diretor da IPS Latino-Americana e está como assessor Especial de Fernando Morais na Presidência da Agência.

Lula e Morais. Foto: Ricardo Stuckert

*Informações Agência Brasil e Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé