À frente do G20, Brasil debate meio ambiente e economia com Alemanha

Os dois chefes de Estado participaram, ao lado de seus ministros da 2ª Reunião de Consultas Intergovernamentais de Alto Nível. O presidente Lula comemorou nas suas redes

Comitivas do Brasil e da Alemanha, com os presidentes Lula e Frank-Walter Steinmeier ao centro, debatem parcerias (Foto: Ricardo Stuckert)

Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Alemnaha, Frank-Walter Steinmeier, se reuniram na manhã desta segunda-feira no Palácio Bellevue, em Berlim. Segundo o Planalto, o País aproveitou a visita para destacar a pauta que pretende priorizar na condição de presidente rotativo do G20 – grupo que reúne as 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e da União Africana.

Os dois chefes de Estado participaram, ao lado de ministros de ambos os países, da 2ª Reunião de Consultas Intergovernamentais de Alto Nível. “O Brasil voltou a ter um governo que trabalha e é referência positiva no mundo”, destacou Lula, em suas redes.

“Conversamos com o ministro Fernando Haddad (Fazenda) sobre os avanços na economia e com o ministro Rui Costa (Casa Civil) sobre investimentos no Novo PAC. Também falamos da retomada da proteção ambiental com a ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) e com o ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) sobre a Presidência do Brasil no G20”, agregou o presidente Lula.

As chamadas Consultas de Alto Nível tiveram início há oito anos. Na primeira reunião do gênero entre os dois países, em Brasília, nos dias 19 e 20 de agosto de 2015, a a Alemanha foi representada pela chanceler Angela Merkel, por sete ministros e por cinco vice-ministros. A presidenta no Brasil, na ocasião, era Dilma Rousseff.

A segunda rodada das Consultas foi elogiada Frank-Walter Steinmeier. Segundo o presidente alemão, a volta de Lula à Presidência da República viabilizou a retomada de pautas estratégicas para o país europeu, especialmente “a proteção do meio ambiente e da Amazônia”.

Ao longo do dia, as duas nações devem assinar um total de 20 acordos bilaterais. Além de meio ambiente haverá parcerias nas áreas de mudança do clima, desenvolvimento global, agricultura, bioeconomia, energia, saúde, ciência, tecnologia e inovação.

“Vamos reforçar nossa parceria e cooperação em muitas áreas. Estamos retomando o diálogo com os alemães que tinha sido abandonado em governos anteriores, uma das maiores e mais avançadas economias do mundo”, disse Lula.

À tarde, Lula e a comitiva brasileira se reuniram com o chanceler federal Olaf Scholz e com a presidenta do Conselho Federal e governadora do estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Manuela Schwesig. Foi o quinto encontro entre Scholz e Lula desde a posse do presidente brasileiro para seu terceiro mandato.

“A Alemanha foi a quarta maior origem de importações do Brasil no ano passado. Mais de mil empresas alemãs atuam no Brasil”, informou o Planalto. “Segundo dados do Banco Central, a Alemanha é a 8ª origem de investimentos diretos no Brasil, com US$ 23,73 bilhões em estoque.”

Autor