OMS e Unicef observam situação crítica em Gaza: “zona de morte”

Representante da Organização Mundial da Saúde diz que situação “piora a cada hora” com bombardeios no sul. Porta-voz da Unicef fala que “Gaza é uma zona de morte”

Foto: OMS

A terrível situação imposta por Israel à Palestina está cada vez mais crítica. Nesta terça-feira (5) o representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Palestina, Richard Peeperkorn, falou diretamente de Gaza por videochamada com repórteres internacionais e fez questão de ressaltar que a situação “piora a cada hora”.

Segundo Peeperkorn, os bombardeios israelenses que antes eram direcionados ao norte de Gaza agora atingem toda a parte, inclusive o sul, próximo às cidade de Khan Younis e Rafah, esta última onde se localiza a passagem ao Egito.

O representante da OMS apelou à comunidade internacional para o envio de mais ajuda humanitária para Gaza, sendo que a atual quantidade de ajuda não dá conta da situação vulnerável em que se encontra a população, com aumento permanente do desastre humanitário.

“Zona de Morte”

Para a rede Al Jazeera, o porta-voz do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), James Elder, descreveu o cenário que vive o povo palestino em Gaza: “Para onde quer que olhe há crianças com queimaduras de terceiro grau, feridas por estilhaços, lesões cerebrais e ossos quebrados”, lamentou.

Segundo Elder, as mães choram por crianças que parecem estar próximas da hora da morte: “Parece uma zona de morte neste momento”, completou.

Em sua conta no X (antigo Twitter), o porta-voz afirmou que os ataques sofridos pelo sul são tão cruéis quanto os que foram direcionados ao norte e pediu um esforço maior para acabar com a guerra que envolve as crianças ao dizer que silêncio neste momento é cumplicidade.

Na mesma rede social, em postagem do canal de notícias das Nações Unidas (ONU), ele também colocou, diretamente de Rafah, que “não há lugar seguro” e que nem mesmo os hospitais são locais seguros.

*Com informações Al Jazeera. Edição Vermelho, Murilo da Silva.

Autor