Telefônica pretende cortar 5,1 mil empregos na Espanha, segundo sindicato

Segundo UGT espanhola, maior companhia de telecomunicações do país pode fazer 5.100 demissões para cortar custos. No 1º trimestre, empresa teve lucro de 298 milhões de euros

Foto: reprodução/Telefônica

Mais de 5 mil trabalhadores podem perder seus empregos na Espanha após a Telefônica anunciar, nesta semana, que pretende cortar postos até 2026. Segundo informou um dirigente da União Geral dos Trabalhadores do país, a medida anunciada teria o objetivo, por parte da empresa, de “reduzir custos e adaptar o tamanho da empresa ao mercado atual”. 

Considerada a maior do ramo das telecomunicações do país, a Telefônica conta com 21 mil trabalhadores na Espanha e 103 mil em todo o mundo. Em maio deste ano, a empresa divulgou lucro líquido de 298 milhões de euros somente no primeiro trimestre. O valor, no entanto, é menor do que os 706 milhões de euros obtidos em igual período de 2022. 

Segundo o site E-Investidor, “a receita da companhia de telecomunicações espanhola teve expansão anual de 6,7% entre janeiro e março, a 10,04 bilhões de euros, com contribuições positivas de todas as regiões e unidades de negócios. Já o lucro operacional antes de depreciação e amortização (Oibda) da Telefónica somou 3,12 bilhões de euros no trimestre, ante 3,20 bilhões de euros um ano antes”. 

No Brasil, a Telefonica, que é dona da Vivo, teve lucro líquido de R$ 1,472 bilhão no terceiro trimestre de 2023 (3T23), montante 2,2% superior ao reportado no mesmo intervalo de 2022. 

Com agências

(PL)

Autor