Voo para repatriar brasileiros aguarda permissão para que deixem Gaza

O 11º voo da operação Voltando em Paz sairá da Base Aérea do Galeão (RJ) e levará 11 toneladas de alimentos não perecíveis como assistência humanitária à Palestina

Foto: SGT Viegas

Na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, uma aeronave KC-30 (Airbus A330 200) da Força Aérea Brasileira (FAB) aguarda autorização para decolar rumo ao Egito para realizar o 11º voo de repatriação de brasileiros e seus familiares palestinos.

A primeira indicação para que o voo decolasse era esta quinta-feira (7), no entanto a saída dos brasileiros por Rafah ainda não foi autorizada. O Brasil tem uma lista com 102 nomes para serem retirados da Palestina. A expectativa agora é que o voo rume ao Egito na sexta-feira (8), quando se espera que a repatriação seja autorizada.

Leia também: OMS e Unicef observam situação crítica em Gaza: “zona de morte”

O voo até o Aeroporto Internacional do Cairo, na capital egípcia, tem duração aproximada de 15 horas. O KC-30, além de realizar o voo pela operação Voltando em Paz, do Governo Federal, irá levar um carregamento de 11 toneladas de alimentos não perecíveis como assistência humanitária à Palestina.

Assim que houver autorização sobre quem deve deixar a zona de guerra atacada indiscriminadamente por Israel, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgará a lista com número total de repatriados, data e local de retorno.

Leia também: Brasil se prepara para nova repatriação na Faixa de Gaza

O Brasil já repatriou de Gaza, pela passagem de Rafah, que liga a Palestina e o Egito, 32 pessoas. Antes um voo repatriou o mesmo número de cidadãos da Cisjordânia, outro território palestino. No total, a operação Voltando em Paz já resgatou de Israel e da Palestina 1477 pessoas, entre brasileiros e seus familiares, além de seus animais de estimação.