Deputados cobram aprovação do PL das Fake News, após ataque à conta de Janja

Primeira-dama teve sua conta na plataforma social X, antigo Twitter, invadida. Hacker publicou mensagens misóginas e machistas contra Janja, além de ofensas a Lula e ao ministro do STF Alexandre de Moraes.

Conta da primeira-dama, Janja, na plataforma X é hackeada

Deputados do PCdoB se solidarizaram com a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, que teve sua conta na rede social X, antigo Twitter, invadida por um hacker na noite de segunda-feira (11). O invasor publicou uma série de provocações e ofensas de cunho pornográfico, machista e misógino contra Janja, além de ofensas ao presidente Lula e ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.

O caso está sendo investigado pela Polícia Federal. Segundo o diretor-geral da PF, Andrei Passos, o bloqueio da conta de Janja no X foi feito a pedido da instituição.
Nas mensagens de apoio à Janja, os parlamentares cobraram o avanço do Projeto de Lei (PL) 2630/20, que cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, o chamado PL das Fake News.

Leia também: Orlando prevê luta constante contra fake news e monopólio das big techs

“Internet não pode ser terra sem lei e se tornar palco de misoginia, machismo, transfobia e todo tipo de crime de ódio e intolerância. Toda nossa solidariedade à primeira-dama Janja, que teve a conta invadida na plataforma X por um hacker. Punição exemplar para quem quer tornar as redes sociais ambiente hostil, de estímulo à violência”, disse a líder do PCdoB na Câmara, deputada Jandira Feghali (RJ).

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) destacou em suas redes que não é possível permitir que a internet siga sendo um ambiente antidemocrático e violento, propagador de fake news e discursos misóginos e preconceituosos. “É preciso um basta e regulação para que as redes sociais não se tornem redes de crimes sem qualquer punição”, afirmou.

Para o relator do PL 2630 na Câmara, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), a expectativa é que o caso desperte no governo o interesse na aprovação da matéria no Parlamento. “Li que contas nas redes sociais de Janja, primeira-dama do Brasil, foram hackeadas. Grave! Espero que esse fato estimule o governo do presidente Lula a refletir sobre a urgência de aprovar o PL 2630. O Congresso que temos é esse, para aprovar não dá para ficar fazendo marola…”, disse Orlando.

No primeiro semestre deste ano, após ter aprovado a urgência para colocar o texto em votação no Plenário da Câmara, o parlamentar solicitou a retirada do projeto da pauta para a construção de consenso para deliberação. Deputados ligados a Bolsonaro vêm encabeçando uma verdadeira ofensiva contra a proposta que regulamenta as plataformas sociais – um dos motivos que tem emperrado o avanço da matéria.

Autor