Fluminense representa o futebol sul-americano no mundial de clubes

Clube estreia na competição nesta segunda-feira (18), às 15 horas, contra o Al Ahly, do Egito. Vencedor pega quem ganhar a disputa entre Urawa Reds e Manchester City

Germán Cano. Foto: Fifa

O mundial de clubes da Fifa começa nesta segunda-feira (18) para o futebol brasileiro. O Fluminense, representando a América do Sul, enfrenta a equipe da África, o Al Ahly do Egito.

A partida será às 15 horas (horário de Brasília), no estádio King Abdullah em Jedá, na Arábia Saudita. O time do técnico Fernando Diniz, que acumula a função de comandante da seleção brasileira, tem como principais armas a experiência de Fábio no gol, a envolvente posse de bola comandada por Paulo Henrique Ganso e o fatal Germán Cano como artilheiro.

Apesar de o campeão da Libertadores da América chegar com moral para a disputa, terão que se superar para vencer o Al Ahly, vencedor da Liga dos Campeões da África. Mesmo sem grandes nomes individuais, os egípcios são conhecidos como o “Real Madrid” da África, pois são os maiores vencedores do continente com 11 conquistas.

Leia também: Jogadores do futebol europeu são punidos por apoio à Palestina

Além disso, antes de enfrentar o Fluminense, já despacharam o forte Al-Ittihad da Arábia Saudita, que conta com os astros Karim Benzema, N’Golo Kanté, Fabinho e Romarinho. O jogo foi três a um pela rodada que antecipou a semifinal desta segunda-feira.

O vencedor da partida encara quem sobreviver do confronto entre a equipe japonesa do Urawa Reds e o Manchester City, equipe inglesa comandada por Pep Guardiola que tem no gol o brasileiro Ederson e no comando de ataque o norueguês Erling Haaland.

Mundial de Clubes

O atual modelo de Mundial de Clubes da Fifa, que passará por mudanças nos próximos anos, tem representado um desafio insuperável para os sul-americanos na última década. Nenhuma equipe conseguiu vencer a competição e muitas delas caíram já na semifinal, como o Atlético Mineiro, em 2013, o Palmeira, em 2020 e o Flamengo, em 2022.

As equipes brasileiras que chegaram à final perderam. Caso do Grêmio que perdeu para o Real Madrid (um a zero para os espanhóis), em 2017, do Flamengo que perdeu de um a zero para o Liverpool, em 2019, e o mesmo placar que o Chelsea derrotou o Palmeiras, em 2021.

O último campeão mundial sul-americano segue sendo o Corinthians, que em 2012 venceu o Chelsea por um a zero. Com este formato também foram campeões mundiais o Internacional que venceu o Barcelona, em 2006, e o São Paulo que venceu o Liverpool, em 2005.