Novo voo de repatriação de brasileiros leva ajuda humanitária a Gaza

Partiu do Rio de Janeiro o voo para trazer mais brasileiros de Gaza. O avião leva 150 purificadores de água movidos a luz solar. Já foram 11 voos e 1525 repatriados

Aeronave da FAB com carga de purificadores de água decolou para o Egito nesta manhã. Em Gaza, brasileiros e parentes estão em processo de cruzar a fronteira entre Rafah e o território egípcio para concluir a repatriação. Fotos: GOV BR

Mais um grupo de brasileiros e seus parentes, residentes em Gaza, está a caminho do Brasil em um voo da Operação Voltando em Paz, conduzida pelo governo federal. Nesta quinta-feira (21), uma aeronave KC-30 (Airbus A330 200) da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino ao Aeroporto Internacional do Cairo, no Egito. O retorno da aeronave ao Brasil está previsto para sábado (23), às 8h (horário local) na base aérea de Brasília.

Na atual etapa da operação, 32 brasileiros e seus familiares, que viviam na zona de conflito no Oriente Médio, estão sendo resgatados. O grupo que cruzou a fronteira de Gaza com o Egito é composto por 16 brasileiros e binacionais, juntamente com 16 familiares palestinos, incluindo 14 crianças, 11 mulheres e sete homens (três deles idosos).

Desde o início da Operação Voltando em Paz, 1.525 pessoas (e 53 animais domésticos) foram repatriadas em 11 voos, sendo 1.413 provenientes de Israel, 80 de Gaza e 32 da Cisjordânia. A previsão é que o voo chegue ao Cairo por volta das 22h30 desta quinta-feira (horário de Brasília).

Além de trazer os brasileiros, a aeronave está transportando um carregamento humanitário de seis toneladas, doado pelo governo brasileiro. Esse auxílio inclui 150 purificadores de água portáteis, equipados com kit voltaico (painel solar, inversor veicular e controlador de carga) para ampliar sua autonomia de energia.

Operação em Ramala, Rafah e Cairo

A aeronave KC-30 decolou da Base Aérea do Galeão às 8h20 (horário local) desta quinta-feira, em direção ao Egito. O destino final é o Aeroporto Internacional do Cairo, onde a aeronave será utilizada para repatriar outro grupo de brasileiros e familiares autorizados a cruzar a fronteira de Rafah, entre Gaza e o Egito.

A operação em Gaza envolve a coordenação da representação brasileira em Ramala (Palestina), que organiza nomes, auxilia na emissão de documentos e providencia o traslado e trâmites na fronteira. A embaixada atua na aprovação dos nomes junto às autoridades de Israel, Egito e palestinos.

O transporte, hospedagem e alimentação após o cruzamento da fronteira são garantidos pela Embaixada do Brasil no Egito.

Coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, a operação conta com o apoio do Ministério da Defesa, Ministério da Justiça e da Segurança Pública, Receita Federal, Força Aérea Brasileira, Polícia Rodoviária Federal, Embaixada do Brasil no Cairo e Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS).

Além das ações de repatriação, o governo brasileiro tem fornecido ajuda humanitária em forma de alimentos não perecíveis, equipamentos de filtragem de água, kits de saúde e outros itens essenciais para a população afetada pelo conflito na região.

Autor